Notícias / Ação Social

12/08/22 às 08:58

Lei de Cotas - Auditoria Fiscal do Trabalho e APAE Cuiabá se unem por inclusão de PCDs Intelectuais

O Desafio é de conscientizar e convencer a classe empresarial quanto à importância do cumprimento da Lei de Cotas e inclusão deste público

Sandra Carvalho da assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Lei de Cotas - Auditoria Fiscal do Trabalho e APAE Cuiabá se unem por inclusão de PCDs Intelectuais

Foto: Assessoria

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cuiabá e a Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso (SRTb/MT) estão unindo esforços em busca do aumento do número de vagas para Pessoas com Deficiência (PCDs) Intelectual no mercado de trabalho. A Lei Federal nº 8.213/1991 é considerada a mais inclusiva das leis brasileiras e completou 31 anos no último dia 24 de julho. É por meio dessa legislação que as empresas são obrigadas a cumprir a porcentagem de contratações de trabalhadores com deficiência.

O alinhamento ocorreu durante reunião entre a Auditora Fiscal Caroline de Almeida Mendes Lima, coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência e de Beneficiários Reabilitados pela Previdência Social no Mercado de Trabalho da SRTb/MT, a presidente da APAE Cuiabá, Silvia Cristina Nogueira Artal e a assistente social Jussara Maria Teixeira de Amorim.

Caroline visitou a APAE a convite de Silvia, pauta que veio ao encontro da fiscalização do trabalho no sentido de conhecer de perto as pessoas com deficiência intelectual assistidas pela entidade. “Queremos identificar as suas potencialidades e a capacidade que elas têm de entrar no mercado de trabalho. Precisamos entender o quão importante é esse desafio de entrar para o mercado de trabalho e o quanto ele impacta positivamente na mudança de vida dessas pessoas”.

De acordo com a Auditora Fiscal, durante a reunião ficou definido que a coordenação do projeto da SRTb/MT trabalhará em parceria com a direção da APAE Cuiabá com o objetivo de unir o empresário e as pessoas com deficiência intelectual para que elas também possam entrar no mercado de trabalho e ocupar as vagas que são destinadas à lei de cotas.

“Nosso esforço conjunto será de convencer a classe empresarial que, apesar das dificuldades que a pessoa com deficiência intelectual apresenta para o trabalho por ser um público diferenciado, que precisa de assistência integral, também traz consigo potencialidades diversas e grande capacidade de trabalhar e agregar benefícios e valores em uma empresa”.

Essa inserção, esclarece Caroline de Almeida, traz qualidade de vida, resgata a dignidade, faz com que eles melhorem a sua autoestima e o reconhecimento deles perante a sociedade e a família. “A minha visita foi para conhecer a instituição e estreitar essa parceria entre a fiscalização do Ministério do Trabalho e a APAE para que possamos ajudá-los nesse desafio”.

Silvia Artal entende como muito importante essa parceria, principalmente quanto à divulgação junto às empresas sobre o perfil das pessoas atendidas pela APAE. “Vai nos ajudar a mostrar para a classe empresarial que tipo de serviços elas podem executar, enfim qual é o público da APAE, que são pessoas com deficiência intelectual e múltipla, com mais dificuldade, porém possíveis de serem incluídas no mercado de trabalho”, observa a presidente.

A assistente social Jussara Amorim informa que hoje a APAE Cuiabá conta com 13 alunos no mercado de trabalho. Em um período eles vão ao serviço e no outro vão para a escola.
“Nós temos certa dificuldade para inserir esses alunos, pois são alunos com deficiência intelectual e isso às vezes causa receio nas empresas. Porém, é muito importante que eles possam trabalhar, porque é uma forma de desenvolver a autonomia, promover a inclusão e socialização”.

A Apae

A Apae Cuiabá é uma entidade filantrópica que completa 56 anos de existência em setembro de 2022, sendo a primeira Apae de Mato Grosso. Atualmente atende uma média de 120 pessoas com deficiência intelectual e múltipla nas diversas fases da vida, nas áreas da Assistência Social, Educação e Saúde. Ao todo, são 67 Apaes em todo o Estado e que juntas atendem mais de 4.200 crianças especiais.
  • Lei de Cotas - Auditoria Fiscal do Trabalho e APAE Cuiabá se unem por inclusão de PCDs Intelectuais
  • Lei de Cotas - Auditoria Fiscal do Trabalho e APAE Cuiabá se unem por inclusão de PCDs Intelectuais
  • Lei de Cotas - Auditoria Fiscal do Trabalho e APAE Cuiabá se unem por inclusão de PCDs Intelectuais

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet