Notícias / Ação Social

19/02/24 às 13:27

Projeto educativo-cultural da APAE de Confresa está apto a captar recursos incentivados

Por meio da Jornada de Aceleração Social AgroGalaxy, entidade tem projeto aprovado na Lei Rouanet

Ana Paula Nunes

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Projeto educativo-cultural da APAE de Confresa está apto a captar recursos incentivados

Foto: Assessoria

São Paulo, 19 de fevereiro de 2024 – Por meio da Lei Rouanet, a APAE de Confresa, no Mato Grosso, está apta a captar recursos na ordem de R$ 796 mil para a realização do projeto educativo “Desenvolver e participar: a cultura no protagonismo da inclusão”. A iniciativa consiste na execução de oficinas educativo-culturais gratuitas de música, dança, pintura e artesanato exclusivas para os 60 beneficiários da instituição, que são pessoas com deficiência e/ou transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e/ou superdotação. As oficinas terão duração de oito meses e ao longo desse período será oferecido transporte gratuito, provendo acessibilidade aos beneficiários do projeto. Ao final, para celebrar o encerramento do projeto, será realizada uma “Mostra Cultural” gratuita e aberta ao público geral, para apresentação dos alunos e exibição de suas artes.
 
O novo caminho para o incentivo cultural foi possível graças à Jornada de Aceleração Social do AgroGalaxy - um dos maiores grupos varejistas de insumos e serviços agrícolas do país. A solução foi pensada, gerida e executada pelo time de Inovação Social da Incentiv e desenvolvida a partir da compreensão de desafios enfrentados pela agenda ASG (Ambiental, Social e de Governança) do AgroGalaxy e suas instituições parceiras, as APAEs. O objetivo da jornada é capacitar essas instituições na criação de projetos que estejam dentro das diretrizes e fundamentos das leis de incentivo municipais, estaduais e federais para captação de recursos. O programa cumpre uma trilha de conhecimento e desenvolvimento composta por três pontos essenciais: diagnóstico documental, diagnóstico de ideia e capacitação técnica em Leis de Incentivo e Elaboração de Projetos, com foco no Programa Nacional de Incentivo à Cultura - a Lei Rouanet.
 
Para Silvana Breitenbach, presidente APAE Confresa, a jornada Aceleração Social proporcionada pelo Agrogalaxy foi essencial para a aprovação do projeto da instituição junto à lei de incentivo. “Foi uma imersão espetacular em conhecimento e relacionamentos. Nos capacitou para buscar recursos e possibilitar o avanço da nossa instituição, oferecendo melhores condições aos nossos atendidos e suas famílias. A aprovação do nosso projeto na Lei Rouanet só foi possível graças à jornada”, ressalta.
 
Mônica Alcantara, Head de ESG do AgroGalaxy, comenta que os projetos incentivados oferecem recursos valiosos para que instituições sociais sem fins lucrativos potencializem seus impactos sociais nas comunidades atendidas. “Para ter acesso a esses recursos é necessário cumprir alguns critérios rigorosos. Por isso, nós do AgroGalaxy, decidimos nos unir à Incentiv para habilitar as instituições na criação de projetos direcionados para captação de recursos. A nossa Jornada de Aceleração Social propõe apoiar as APAEs a terem mais independência financeira, maior planejamento das atividades, além do fortalecimento institucional”, explica.
 
A Jornada de Aceleração Social AgroGalaxy teve início em junho de 2023, finalizada em outubro do mesmo ano e cumpriu com sucesso o seu objetivo de inserir as APAEs no ecossistema de leis de incentivo fiscal para torná-las economicamente mais sustentáveis. Durante cerca de quatro meses, fizeram parte da jornada nove instituições de nove cidades localizadas em sete estados brasileiros. A partir dos diagnósticos realizados, essa primeira fase priorizou a Lei Rouanet, pois se mostrou com maior potencial de captação de recursos em curto prazo. Desta forma, duas APAEs (Confresa-MT e Jussara-PR) já conseguiram a aprovação dos seus projetos e uma (Paraíso do Tocantins) está em fase de captação.
 
Gisele Bueno, coordenadora de Inovação Social da Incentiv, considera que a parceria com a Jornada de Aceleração Social AgroGalaxy teve êxito em seus objetivos. “Devemos considerar que as leis de incentivo fiscal são mecanismos importantíssimos na promoção da autonomia financeira das instituições, ao mesmo tempo em que sua utilização é complexa. As nove instituições engajadas na jornada tiveram excelente aproveitamento e, a partir de agora, elas possuem conhecimento e instrumental técnico certificados pela Incentiv que as permitem inscrever projetos no Programa Nacional de Apoio à Cultura”, complementa.
 
Sobre a APAE Confresa/MT

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Confresa/MT (APAE) é uma associação civil, beneficente, sem fins lucrativos, com atuação nas áreas de educação, cultura e garantia de direitos desde 2015. Desde então, tem promovido e articulado ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. Maria Conceição Carlos do Nascimento Função no projeto: Coordenação pedagógica - Responsável pelo planejamento pedagógico das oficinas, acompanhamento e gestão dos oficineiros contratados, acompanhamento da produção de materiais pedagógicos, entre outros direcionamentos estratégicos na área de orientação pedagógica da instituição proponente. O serviço será remunerado através da rubrica Coordenação pedagógica, prevista em planilha, não configurando trabalho voluntário.
 
Sobre a Incentiv

A Incentiv é uma startup que conecta todo o ecossistema de leis de incentivo fiscal, com o propósito de solucionar as dificuldades que existem tanto para as empresas investidoras quanto para os projetos proponentes, oferecendo produtos e soluções específicas para cada um deles. A empresa, que conta com mais de 100 colaboradores, já viabilizou mais de 500 projetos sociais em 26 estados brasileiros, mobilizando cerca de R$ 300 milhões para fomentar a educação, inclusão e saúde com as principais empresas do país, como: B3, Nubank, Electrolux, Isa Cteep, IBM, SulAmérica, CPFL Energia e muitas outras.
 
Sobre o AgroGalaxy

O AgroGalaxy é uma das maiores varejistas e de serviços voltados para o agronegócio brasileiro, atuando na comercialização de insumos e serviços agrícolas, produção e beneficiamento de sementes, originação, armazenamento e comercialização de grãos. A companhia também oferece prestação de serviços financeiros, atuando com marcas que possuem mais de 30 anos de atuação no mercado.

Companhia listada no Novo Mercado, o AgroGalaxy (AGXY3) é composto pelas marcas Rural Brasil, Sementes Campeã, Agro100, AgroFerrari, Grão de Ouro, Boa Vista, Ferrari Zagatto e Agrocat, servindo 20 milhões de hectares de área plantada. A missão do AgroGalaxy é ser a melhor e mais sustentável varejista de insumos agrícolas e contribuir com o dia a dia do produtor rural, aumentando sua produtividade e a rentabilidade no campo. Atualmente, a empresa conta com 169 lojas em mais de 1.000 municípios de 14 estados do Brasil, atendendo cerca de 31 mil clientes.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet