Notícias / Ação Social

14/02/24 às 23:21

Ex-catador de latinhas, Romário de Jesus, muda o cenário do skate em cidade baiana

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Ex-catador de latinhas, Romário de Jesus, muda o cenário do skate em cidade baiana

Foto: Divulgação/De Peito Aberto

Se depender do professor Romário de Jesus, a cidade de Lauro de Freitas, na Bahia, tem tudo para se tornar a capital brasileira do skate nos próximos anos. Idealizado e realizado pela Organização Social De Peito Aberto, o Projeto Esportes Olímpicos para Todos vem transformando a vida de crianças e adolescentes da região com aulas da modalidade, que passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos na edição de Tóquio, no Japão, em 2021.
 
Responsável pelas aulas, Romário, que hoje é um exemplo para os jovens atletas, lembra da dificuldade que enfrentou para praticar esportes na infância. "Para terem uma ideia, comecei no surfe com uma prancha de bodyboard que encontrei no lixo. Meu pai não queria me deixar surfar, porque o esporte ainda era marginalizado. Ele não gostava, chegou a quebrar duas pranchas ao meio". O contato com o skate veio apenas aos 18 anos, com a necessidade de aprimorar a performance no surfe. "Percebi que o skate ajudava a aprimorar algumas técnicas".
 
Para o professor, na época, o apoio da família foi fundamental. "Não tinha muita liberdade, meus pais tinham medo de me deixar sair. Quando perdi alguns amigos para a violência, ficou claro que meus pais sempre estiveram certos". Apesar das dificuldades, Romário encontrou no trabalho uma saída: "Lembro quando tinha nove anos e minha mãe dizia: 'Meu filho, não tenho condições de te dar o que você quer, se quiser algo vai ter que trabalhar'. A partir daí, comecei a catar latinhas para ter minhas coisas".
 
Essas e outras histórias Romário faz questão de compartilhar durante as aulas para que a nova geração valorize iniciativas como a da De Peito Aberto. "Hoje, o projeto do skate é sensacional. Ter um skate novo é um privilégio que muitos não têm. Estou vindo do mesmo lugar e estou aqui como professor. Já vivi tudo o que vocês vão viver, mas fiz a escolha certa. É isso que tento passar para eles", explica.
 
Por ter crescido na cidade, Romário é uma figura conhecida por onde passa. O professor não esconde a alegria e a responsabilidade da função. "Quando fui selecionado, vi que estava com a ferramenta certa nas mãos para mudar a realidade de muitas crianças. Claro que precisamos de dinheiro, mas faço por amor. Não quero perder mais nenhum jovem daqui, assim como perdi meus amigos".
 
Em Lauro de Freitas, o projeto teve início em outubro de 2023. Durante o lançamento, os matriculados receberam gratuitamente camisetas, shorts, tênis, capacetes, itens de segurança e o skate para iniciação na modalidade.
 
As aulas são realizadas duas vezes por semana no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), localizado no centro da cidade.
 
Para Hagmar Madeira, diretor e fundador da De Peito Aberto, o apoio da comunidade é fundamental para a consolidação do projeto, que já é um marco na cidade. "O 'Esportes Olímpicos para Todos' é um exemplo brilhante de como o skate pode ser muito mais do que um esporte. Pode ser um meio de empoderamento e desenvolvimento pessoal e social".
 
Desenvolvido por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio de grandes empresas e apoio de prefeituras locais, os projetos da De Peito Aberto realizam atividades em escolas públicas e espaços esportivos para iniciar crianças em modalidades como basquete, judô, vôlei, skate e futebol, entre outras. Em Lauro de Freitas, a iniciativa conta com o patrocínio do Mercado Livre.
 
As inscrições para os projetos da De Peito Aberto são divulgadas nas redes sociais e no site da instituição: depeitoaberto.org.br.

 
Sobre a De Peito Aberto
 
A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.
 
Com mais de 17 anos de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 50 mil crianças e adolescentes. Esporte na Cidade, Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Superação, Educa Surf, Educa Skate, Breaking Olímpico e Esporte na Cidade Norte e Nordeste são alguns dos projetos realizados pela instituição via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio de parceiros privados, entre eles Vallourec, Pirelli, Tívoli, Iveco, Grupo CNH, White Martins, MRN, Vale, entre outras.
 
A DPA possui também conhecimento em projetos com verba direta. É o caso do Trilhando Caminhos, que beneficia crianças, jovens e adultos no município de Barcarena, no Pará. A iniciativa conta com aporte da Hydro.
 
Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
 
A instituição possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet