Notícias / Assembleia Legislativa MT

21/03/24 às 15:17

Após avanços importantes, CPI da Telefonia e Internet Móvel prorroga por mais 180 dias trabalho da comissão

Relator da CPI, deputado Dr. Eugênio reforça que sinal das telecomunicações precisa melhorar qualidade no Araguaia e que regulação é “frouxa” e relatório da comissão vai constatar isso

Jonas da Silva / Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Após avanços importantes, CPI da Telefonia e Internet Móvel prorroga por mais 180 dias trabalho da comissão

Deputado Dr. Eugênio é o relator da CPI da Telefonia e Internet Móvel.

Foto: Diogo Palomares/Assessoria

Deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia e Internet Móvel prorrogaram por mais 180 dias o prazo de trabalho da comissão, cujo prazo venceria em 30 de março.

“É horrível o sistema de telefonia, está muito aquém dos investimentos de R$ 100 milhões divulgados. As empresas têm tido lucro exorbitante. Não somos contra o lucro, mas que as empresas prestem serviço de qualidade”, cobrou o relator da CPI, deputado Dr. Eugênio.

“Não adianta as empresas dizerem que estão em alguma localidade, que existe o sinal e eles serem de péssima qualidade. Tem, mas não tem. Fica aquele sentimento da população de que ela está abandonada naquele município e fica a cobrança em cima dos prefeitos e dos vereadores”, disse o deputado sobre relatos que recebe.

O deputado afirma que houve ganhos importantes do sinal em cidades, como Água Boa e Canarana, após o trabalho da CPI, mas que outros municípios do Araguaia e de todo Mato Grosso ainda precisam da melhor qualidade no sinal de telefonia e internet móvel.

“Eu vejo que a regulação é um dos gargalos que temos e o relatório da CPI vai comprovar isso. Temos uma regulação muito frouxa e que faz com que as empresas não cumpram o contrato do jeito como tem que ser cumprido”, questionou Dr. Eugênio.

“Precisamos fazer, presidente, esses serviços avançarem. Que cheguem a todos os distritos e municípios de Mato Grosso, precisamos inserir essa população excluída”, reforçou o parlamentar.

Participaram da decisão pela prorrogação do trabalho da CPI, o presidente Diego Guimarães (Republicanos), o relator, deputado Dr Eugênio de Paiva (PSB) e os membros Beto Dois a Um, Carlos Avallone (PSDB) e Juca do Guaraná (MDB). Os dois últimos on-line.


Blitz da Telefonia

Em outro encaminhamento, os deputados também vão solicitar formalmente por ofício informações e resultados sobre a Blitz da Telefonia Móvel realizada pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e equipe da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) e das operadoras em Cuiabá, no início de dezembro.

Técnicos da Anatel fizeram na ocasião medições com equipamentos o sinal e a taxa de download das faixas 4G e 5G oferecidas pelas operadoras Claro, TIM e Vivo na região do bairro CPA e do Tijucal.

Eles fizeram o monitoramento em 19 regiões de Cuiabá onde havia maior reclamação quanto ao sinal de telefone e taxa de desempenho da internet. Alguns dos locais foram indicados pela CPI da Telefonia da Assembleia Legislativa.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet