Notícias / Assembleia Legislativa MT

05/04/24 às 10:50

Projeto do Dr. Eugênio inclui programas e ações para valorizar mulheres catadoras e recicladoras de resíduos sólidos

Proposta inclui projetos para empoderamento, qualificação e proteção das mulheres. Estudo nacional aponta que 70% da mão de obra do setor é feminina, fundamental para a indústria da reciclagem

Jonas da Silva / Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Projeto do Dr. Eugênio inclui programas e ações para valorizar mulheres catadoras e recicladoras de resíduos sólidos

Foto: Angelo Varela/ALMT

O Projeto de Lei Nº 120/2021, de autoria do deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB), altera a Política Estadual de Resíduos Sólidos (Lei Nº 7.862/2002) para valorizar e proteger as mulheres e o empreendedorismo.

O projeto, com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa, foi aprovado em segunda e definitiva votação na sessão de quarta-feira (3/4/24).

“Conforme o estudo do nosso conhecimento, as mulheres são maioria nesse setor de resíduos sólidos recicláveis. São muitos profissionais necessários para a indústria da reciclagem funcionar. Então, se elas são maioria e parte fundamental nesse negócio, as mulheres devem ser valorizadas e protegidas”, argumenta o deputado Dr. Eugênio.

A proposta inclui como objetivos e diretrizes o desenvolvimento de projetos, programas e ações para empoderamento, empreendedorismo, qualificação e proteção das mulheres integrantes do setor econômico, em especial as catadoras e classificadoras de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Dr. Eugênio defende como argumento para o projeto o fato de 70% da mão de obra no segmento ser das mulheres, segundo estudo do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), de 2014, e que mantém a mesma tendência e cenário atual. A proporção é a mesma de países como Índia e Tailândia, onde as mulheres são também maioria nesse tipo de trabalho.

“As mulheres catadoras e classificadoras de materiais recicláveis nos resíduos sólidos são pessoas que, além de ajudarem na preservação do meio ambiente, trabalham para sustentar suas famílias, onde também são as responsáveis pelo orçamento doméstico”, afirma o deputado.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet