Notícias / Assembleia Legislativa MT

18/08/23 às 12:12 / Atualizada: 18/08/23 às 12:26

Dr. Eugênio visita Sema e pede para acelerar definição das áreas úmidas no Araguaia

O deputado se diz revoltado com a demora para a definição, a falta da segurança jurídica para empreendedores e o próprio desenvolvimento sustentável da região

Jonas da Silva / Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Dr. Eugênio visita Sema e pede para acelerar definição das áreas úmidas no Araguaia

Foto: Diogo Palomares/Assessoria

O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) visitou nesta sexta-feira (18/8) a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e pediu aceleração nos procedimentos legais e de estudos para definição de áreas úmidas no Araguaia. Ele foi recebido pela secretária Adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lilian Ferreira dos Santos.

O deputado se diz revoltado com a demora para a definição da segurança jurídica para empreendedores e o próprio desenvolvimento de forma sustentável da região.

“Nós não queremos nada ilegal. Mas isso causa uma revolta. Não concordamos com o motivo da não definição de áreas que podem ser licenciadas e as autorizações como a Declaração de Limpeza de Área, a DLA”, afirma.

A secretária explicou que o Código Florestal brasileiro estabelece que a definição das áreas úmidas deve seguir orientações técnicas com estudos de órgãos oficiais de pesquisa, no caso a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ou as universidades federais.

Ela disse que há tratativas em andamento para definir uma forma sobre como será feita a contratação dos estudos. Ou seja, o Governo do Estado precisa desses estudos para subsidiar sua decisão para definir áreas úmidas, por meio de um projeto de lei.

A demora na definição das áreas úmidas no território do Araguaia tem causado insegurança de proprietários de terras e empreendedores da região.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet