Notícias / Assembleia Legislativa MT

05/01/21 às 20:55 / Atualizada: 06/01/21 às 19:59

PL que prevê alimentação inclusiva em escolas públicas e privadas passa em segunda votação na ALMT

A medida agora aguarda a análise do executivo estadual que poderá vetar ou sancioná-la

Diego Saporski

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
PL que prevê alimentação inclusiva em escolas públicas e privadas passa em segunda votação na ALMT

Foto: Assessoria

Na sessão desta terça-feira (5), o projeto de lei  nº 842/2019, de autoria do deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), que institui a obrigatoriedade de alimentação especial para portadores de necessidades nutricionais diferenciadas como celíacos e outros, cria o programa denominado "Alimentação inclusiva", para todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada, passou em segunda votação, agora vai para redação final e na sequência sanção ou veto do executivo estadual.

De acordo com o PL,  que compreende acometidos por intolerância e alergia alimentar, a normativa deverá ser desenvolvida em todos os níveis da instrução, desde a educação infantil, ensino fundamental, médio, técnico e universitário existentes no estado. Caberá aos pais ou responsáveis pelo aluno informar por escrito a direção da escola ou, em caso de terceirização da cantina, a pessoa que é responsável pela distribuição ou venda de qualquer alimento junto ao estabelecimento de ensino, de forma a evitar eventual distribuição de algum alimento restrito a este estudante.

A alimentação especial será orientada através de receituário médico e nutricionistas. Cabendo aos pais do aluno conjuntamente com o profissional de nutrição fazer o acompanhamento periódico do cardápio habitual, bem como dos alimentos a serem ofertados gratuitamente ou vendidos nas dependências da escola ou em eventos sob sua organização.

Caso não haja a distribuição gratuita de merenda escolar pelo estabelecimento de ensino, havendo tão somente a venda de gêneros alimentícios nas cantinas, caberá ao estabelecimento de ensino providenciar a disponibilização de alimentação especial para tal fim em sua sede.  Esse projeto e outros deverão ser discutidos nas próximas audiências.

Em setembro de 2019 o parlamentar discutiu sobre os cuidados e conscientização da alergia alimentar com especialistas da área e a população de Mato Grosso.

Em outubro de 2020 o executivo estadual sancionou a lei, de autoria de Dr. Eugênio, que prevê a semana de conscientização da alergia alimentar em todo estado. Agora ações serão realizadas anualmente na terceira semana de maio com  ciclos, palestras e eventos relativos ao tema, visando à identificação da alergia alimentar, sua prevenção e o tratamento médico adequado, além de ações educativas.

“A demanda foi uma solicitação da população e levamos o debate sobre a alergia alimentar, obtendo sucesso com a implantação da semana de conscientização da alergia alimentar. Agora vamos lutar para que esta outra lei entre em vigor também”, encerrou o deputado.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet