Notícias / Curiosidades

26/01/24 às 23:18 / Atualizada: 26/01/24 às 23:36

Público participa de desafio do leite condensado nas ruas de Goiânia

O brasileiro é o maior consumidor de leite condensado no mundo. Nas ruas da capital, goianiense vai mostrar se gosta mesmo da iguaria, que foi destaque na produção industrial de Goiás em 2023

Cristiana Soares

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Público participa de desafio do leite condensado nas ruas de Goiânia

Desafio ocorreu nas ruas da capital goiana Desafio ocorreu nas ruas da capital goiana

Foto: Divulgação

Atire a primeira pedra quem nunca cometeu o pecado da gula. Comeu uma panela de brigadeiro assistindo um filme. Ou detonou o pudim que estava na geladeira. Ou se acabou em um bolo de pote. Que as paredes - e a balança - não ouçam, mas quando o prato é saboroso, dá vontade de não parar de comer.

Na sexta-feira, 26 de janeiro, Dia da Gula, um desafio testou o apetite dos gulosos de plantão. Os embaixadores da Marajoara, os influencers Evandro Duarte e Fabrizio Para, foram às ruas de Goiânia para propor um desafio ao público: tomar uma caixinha de leite condensado. O leite condensado foi escolhido por ter se tornado um item quase indispensável na elaboração das receitas de doceria. 

A Marajoara Laticínios premiou os três primeiros colocados no Desafio da Gula nas ruas de Goiânia com prêmios, sendo que os dois empataram e dividiram o prêmio de  R$500. Todos ganharam um Kit Gula com produtos da indústria goiana.

Atualmente, o Brasil detém o título de maior consumidor mundial de leite condensado, consumo que ultrapassa a casa de 200 mil toneladas por ano, conforme informações do portal Mundo Educação da UOL.

Em Goiás, o leite condensado foi destaque na produção industrial de 2023. Ele integra a cesta de produtos que mais contribuíram com o desempenho positivo da indústria de alimentos do estado, a que mais cresceu no período entre todos os segmentos. A alta foi de 3,63% de janeiro a novembro de 2023, segundo Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Com 36 anos de história, a Marajoara Laticínios fica em Hidrolândia, sendo uma das indústrias que disponibilizam o leite condensado para o consumidor de todos os estados brasileiros. Atualmente, a empresa oferece as caixinhas com 395g  e 198 g,  além de bags de 5 kg e 2,5 kg de leite condensado para o mercado de padarias e confeitarias. 

Curiosidades sobre o leite condensado

Apesar de ser hoje uma iguaria no universo das confeitarias, a origem do leite condensado nada tem a ver com doces. Ele surgiu no século XIX, com a descoberta de processos de conservação de alimentos. O americano Gail Borden, tentando desidratar o leite comum, descobriu que, antes de transformar-se em leite em pó, o produto virava leite condensado.
 
A invenção dele, patenteada em 1856, só foi valorizada quando estourou a Guerra Civil Americana, quatro anos depois, quando passou a ser alimento para as tropas. Na mesma época, as cidades estavam em processo de crescimento e a entrega do leite fresco começava a ficar comprometida para um maior número de pessoas: ele estragava antes de chegar a todos. 

O leite condensado passou, então, a ser uma alternativa ao leite fresco e este foi também um dos principais usos no Brasil quando ele chegou por aqui, em 1890. O produto era vendido nas drogarias e também chegou a ser alternativa ao leite materno. Somente durante a Segunda Guerra Mundial, é que ele chegou à cozinha como ingrediente para o preparo de doces e sobremesas. 

Outro fato marcante foi a invenção do brigadeiro, doce feito à base do leite condensado. Conta-se que, em 1945, as eleitoras do Brigadeiro da Aeronáutica Eduardo Gomes, candidato à Presidência da República, criaram o doce a fim de arrecadar fundos para sua campanha. O Brigadeiro perdeu a eleição para o General Eurico Gaspar Dutra, mas o outro doce brigadeiro tornou-se um dos mais populares no Brasil e conhecido mundialmente.

Fabrizio Para e Evandro Duarte embaixadores da Marajoara. O vencedor foi premiado com R$500 e um kit gula. Foto: Divulgação

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet