Notícias / Turismo

25/09/23 às 12:47

Turismo de Mato Grosso é destaque durante maior feira de turismo da América Latina

A 50ª Abav Expo, que ocorrerá nesta semana, no Rio de Janeiro, contará com o lançamento da FIT Pantanal 2024, promovida pela Fecomércio-MT em parceria com o governo de MT

Gustavo Oirique

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Turismo de Mato Grosso é destaque durante maior feira de turismo da América Latina

Foto: Assessoria

Mato Grosso é um estado bastante conhecido pela sua potência no agronegócio: é o maior produtor de bovinos e das principais commodities no país: soja, milho e algodão. O que muitos desconhecem é que o estado é detentor de grandes belezas naturais. Por possuir três biomas, Amazônia, Cerrado e Pantanal, Mato Grosso apresenta uma biodiversidade rica e ainda pouco explorada pelos turistas brasileiros e de outros países.

Visando divulgar as potencialidades do estado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur-MT), em parceria com o governo de Mato Grosso, lança nesta quarta-feira (27), durante a 50ª Abav Expo, a ‘FIT Pantanal 2024’, maior feira de turismo do estado. O lançamento ocorrerá às 18h, no estande da Confederação Nacional do Comércio (CNC) no RioCentro, no Rio de Janeiro, e reunirá autoridades e representantes do setor.

A ideia do lançamento na ABAV, maior feira de turismo da América Latina, surgiu de uma conversa do presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, com integrantes do Cetur-MT. “Solicitei ao presidente da CNC, Roberto Tadros, que o lançamento da FIT Pantanal 2024 fosse no estande da CNC e prontamente nos atendeu, possibilitando uma oportunidade única de mostrar as potencialidades de Mato Grosso para o mundo todo. Por isso, agradecemos todo o apoio da CNC e do Cetur nacional na promoção da feira”, destaca Wenceslau Júnior.

A FIT Pantanal ocorrerá no período de 30 de maio a 2 de junho de 2024, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá, com o tema ‘Descubra Mato Grosso’ e subtema ‘Turismo, Eventos, Agro & Negócios’. Na última edição, 50 mil visitantes percorreram a feira e prestigiaram as mais de 70 atividades realizadas durante os quatro dias de evento, com palestras, oficinas, rodadas de negócios, painéis e mesas redondas, além de exposições e apresentações artísticas e culturais, tendo participação efetiva dos braços sociais do Sistema Fecomércio-MT: Sesc e Senac Mato Grosso.

“A FT Pantanal 2023 movimentou o trade de turismo, reunindo cerca de 50 mil visitantes nos quatro dias de feira e gerando cerca de R$ 11 milhões nas rodadas de negócios nacional e internacional, promovidas pelo Sebrae. Além disso, sediamos o evento nacional da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH). Tenho certeza de que essa parceria vai continuar sendo um sucesso na edição da feira em 2024”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, que deverá participar do lançamento no Rio de Janeiro.

Roteiros turísticos

Durante a ‘FIT Pantanal 2024’, municípios mato-grossenses terão a oportunidade de mostrar os potenciais turísticos de suas regiões. Além dos destinos mais conhecidos, como Pantanal e Chapada dos Guimarães, o estado conta com localidades privilegiadas em belezas naturais, como Nobres, Campo Novo do Parecis, Barra do Garças, Barão de Melgaço, Primavera do Leste e Vila Bela da Santíssima Trindade. Cachoeiras, lagoas, rios e montanhas garantem vários tipos de turismo, desde o de aventura até o de eventos e negócios.

Para o idealizador da FIT Pantanal, Jaime Okamura, a FIT Pantanal é uma vitrine consolidada para a exposição e divulgação dos produtos e potenciais turísticos de Mato Grosso e essa é uma grande oportunidade para ampliar esse movimento de alcançar o mundo. “Além de ser palco para integração dos municípios mato-grossenses e do estado com países da América do Sul, a FIT proporciona uma visibilidade imensa, gerando oportunidades para toda a cadeia que envolve o turismo mato-grossense”, enfatiza ele.

O presidente do Cetur-MT, Luis Carlos Nigro, reforça a importância do lançamento durante a realização da ABAV. “Com esta ação, iremos fortalecer ainda mais o nosso turismo e a cultura pantaneira. Queremos proporcionar oportunidades e conexões com todas as nossas riquezas, especialmente, o pantanal”, disse o presidente do Cetur-MT, Luis Carlos Nigro, que também responde pela presidência do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Mato Grosso (SHRBS-MT).

Estande Governo de MT

Além do lançamento da FIT, o governo de Mato Grosso também contará com um estande na ABAV Expo, onde disponibilizará um espaço aos operadores de turismo, que poderão comercializar os produtos e destinos turísticos mato-grossenses. Também serão feitas apresentações de vídeos com destinos turísticos do estado aos principais compradores nacionais e internacionais que participarem da feira.

No dia 28 (quinta-feira|), em parceria com o Sebrae, ocorrerá uma missão técnica, composta de 22 participantes, incluindo técnicos especializados e empresários dos segmentos turísticos para participar de uma Rodada de Negócios visando estabelecer contatos estratégicos com operadoras nacionais interessadas em comercializar os produtos turísticos do estado.

ABAV
A ABAV Expo Internacional é a maior feira de turismo da América Latina e é realizada pela ABAV Nacional – Associação Brasileira de Agências de Viagens, que promove o encontro entre os principais segmentos do setor, em um ambiente de negócios, networking e capacitação, com números representativos de expositores qualificados de toda a indústria do turismo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet