Notícias / Ação Social

25/08/23 às 19:02

Projeto Bombeiros do Futuro forma 320 alunos e pais destacam contribuição para o desenvolvimento dos filhos

São ensinados valores como disciplina, trabalho em equipe e autoconfiança para as crianças

José Lucas Salvani | Secom-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Projeto Bombeiros do Futuro forma 320 alunos e pais destacam contribuição para o desenvolvimento dos filhos

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

O Projeto Bombeiros do Futuro, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), formou 320 crianças dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Poconé e Barão de Melgaço, nesta quinta-feira (24.08). Os pais dos alunos relataram, durante o evento, que o projeto contribuiu para a formação e desenvolvimento dos filhos. 

Mãe de um aluno do projeto, Juscinara Mariana da Silva, contou que no começo o filho estava um pouco resistente a participar, mas logo na primeira aula se apaixonou. O curso, segundo ela, ajudou o filho a entender sobre compromisso e disciplina. Ficava ansioso pelas aulas e compartilhava com a família tudo que aprendia com muito orgulho.



“Depois da primeira aula, o Davi gostou. Ficava empolgado. Passou a ter mais comprometimento. Agregou muitos valores, como o respeito. Por exemplo, quando ele vê um bombeiro na rua, ele presta continência. Vou sentir muita falta do projeto. Recomendo para as outras mães, pois é uma forma dos nossos filhos conhecerem outras crianças e valores muito importantes. Só tenho a agradecer”, disse a mãe.

“Gostei muito de participar. Fiz bastante colegas novos. Foi muito legal. Tem que saber a hora de brincar e a hora de aprender. Lá, eu estava para aprender, mas mesmo assim foi muito divertido”, afirmou Davi.

Na mesma cerimônia, foram celebrados os 59 anos da corporação com a entrega de medalhas para militares e civis.

Em Mato Grosso, os projetos sociais da instituição beneficiam mais de 2 mil crianças e jovens. 



“Os projetos sociais dos Bombeiros têm sido uma fonte de transformação nas vidas das crianças e jovens envolvidos. Esses projetos, não apenas abrem portas para o mundo da música, das artes marciais e do militarismo, mas também ensinam valores de disciplina, trabalho em equipe e autoconfiança. Olhar para esses jovens é vislumbrar um horizonte repleto de esperança e possibilidades”, afirmou o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Alessandro Borges.



Já o cuiabano Flávio Henrique, de 14 anos, toca trompete no Projeto Musicalizar, amadrinhado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. O pai dele, Flávio Nascimento, não esconde o orgulho em ver o filho tão dedicado no mundo da música.

“Que Deus abençoe a vida da primeira-dama por esse lindo projeto. Se eles estão aqui hoje é pelo incentivo do Governo do Estado e por ela ter implantado esse projeto em Mato Grosso. Enquanto pai, fico muito feliz e orgulhoso ver meu filho evoluindo”, disse.

Homenagens



Durante a cerimônia, o Corpo de Bombeiros também realizou a entrega de 58 medalhas para militares e civis que contribuíram para a música, ensino e corporação. Entre os homenageados, o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Jefferson Neves, recebeu a Medalha de Mérito Musical por conta do apoio ao Musicalizar.

“É uma honra muito grande receber essa homenagem, principalmente neste momento em que o Musicalizar está voltando com força total. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer agradece muito essa honra de fazer parte de um projeto tão bonito como esse”, agradeceu o secretário da pasta.

59 anos dos Bombeiros



A cerimônia também foi marcada pela comemoração alusiva ao aniversário dos 59 anos do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. A corporação foi criada em 19 de agosto de 1964 por meio de um decreto, como Batalhão de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, mas foi efetivada em 1967. Já em 1994 se tornou independente com a emancipação da instituição.

“Hoje o Corpo de Bombeiros é uma força imparável. Nossos desafios podem ser grandes, mas a nossa determinação é maior. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso é uma família unida por laços de coragem, camaradagem e respeito. Juntos, enfrentaremos qualquer adversidade e construiremos um futuro mais seguro para a nossa comunidade”, afirmou o comandante-geral, Alessandro Borges.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet