Notícias / Agricultura

06/12/22 às 10:38

Plantio de soja atinge 100% em MT sem registro de ferrugem asiática

Painel de monitoramento do Indea não apontou ocorrências da doença na atual safra.

Débora Siqueira | Indea/MT

com redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Plantio de soja atinge 100% em MT sem registro de ferrugem asiática

Foto: AguaBoaNews

O plantio da soja da safra 22/23 atingiu 100% da área estimada, conforme informações do boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado nesta segunda-feira (05.12). As chuvas favoreceram grande parte das lavouras do estado, principalmente as que se encontravam em situação de alerta.

O prazo da semeadura encerra em 31 de dezembro, conforme estabelecido pela Instrução Normativa Conjunta Sedec/Indea n.º 001/2021, para prevenção e controle da ferrugem asiática da soja em Mato Grosso, em vigor devido à suspensão da Instrução Normativa Conjunta Sedec/Indea nº 002/2021, por ordem judicial.

A normativa também proíbe semear soja em sucessão à soja, na mesma área, no mesmo ano agrícola.

Segundo o Programa de Prevenção e Controle de Pragas de Importância Econômica do Indea, por enquanto não houve registro de ocorrência de ferrugem asiática durante o plantio. Os dados são colhidos pelos fiscais em campo ou informados pelos produtores rurais à autarquia. As informações estão disponíveis neste LINK.

“Somos o único estado do país a ter um painel de acompanhamento online, disponível no site oficial, para o monitoramento e controle das pragas de importância econômica. Além de um mecanismo próprio, também integramos o Consórcio Antiferrugem, um painel de monitoramento fruto da parceria público-privada no combate à ferrugem asiática da soja”, explicou o diretor técnico do Indea, Renan Tomazele.

Na safra passada 2021/2022, Mato Grosso registrou 262 casos de ferrugem asiática. Os fiscais do Indea colheram 553 amostras e 49,3% delas apresentaram o fungo causador da praga.

Das 272 amostras, 10 eram muito severas, 26 severas, 19 moderada, 168 leves e 49 apresentaram desfolha.


Cadastro dos produtores

Após o término do plantio, todos os produtores devem cadastrar suas Unidades de Produção junto ao Indea, de forma online ou presencial, até, no máximo, dia 15 de fevereiro, e controlar a ferrugem asiática da soja utilizando fungicidas registrados.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet