Notícias / Policial

22/07/22 às 14:12

PF prende em Mato Grosso integrantes de organização que fraudava auxílio emergencial; ordens em mais 5 estados

PF prende em Mato Grosso integrantes de organização que fraudava auxílio emergencial; ordens em mais 5 estados

Foto: Assessoria

A Polícia Federal deflagrou, hoje, a operação Escamoteio, visando combater fraudes praticadas contra o Auxílio Emergencial, cujo pagamento foi efetuado pela Caixa Econômica Federal. Em Mato Grosso, a ação foi nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Também há trabalhos no Rio de Janeiro (capital e Niterói), Pernambuco (Petrolina), Paraná (Campo Magro), Maranhão (Açailândia e Imperatriz) e Rio Grande do Sul (Caxias do Sul).

Foram cumpridos, quatro mandados de prisão (em Cuiabá, Várzea Grande e Açailândia), 18 de busca e apreensão e sequestro de bens e ainda duas ordens de suspensão do exercício da função pública, expedidos pela 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Mato Grosso. Até o momento, foi constatado prejuízo de mais de R$ 1,7 milhão decorrente das fraudes do auxílio, somente entre os meses de janeiro e junho deste ano.

A operação visa desarticular expressiva organização criminosa especializada em realizar fraudes causando fortes prejuízos aos cofres públicos, a qual tinha entre seus integrantes com participação efetiva empregados e terceirizados da Caixa Econômica Federal. Além da desarticulação do grupo criminoso, foi estancado grande o desfalque diário de valores que deixavam de ser pagos àqueles que mais necessitavam.

O grupo investigado atuava alterando as informações dos clientes junto ao aplicativo “CAIXA TEM” e posteriormente transferindo os valores para contas de membros da organização, efetuando pagamento de boletos ou ainda realizando saques em terminais de autoatendimento do banco.

Trata-se da primeira operação policial deflagrada após a inauguração da Unidade Especial de Investigação de Crimes Cibernéticos, criada pela Polícia Federal para o combate aos delitos e ataques utilizando modus operandi altamente complexo e tecnológico.

O trabalho também teve a parceria da caixa na obtenção de provas, ressaltando-se, sempre, a Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial para o combate aos crimes contra o auxílio composta também pelo Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União.

O nome Escamoteio está relacionado com a atuação dos criminosos que se dedicam a furtar valores das contas vítimas e, visando encobrir a ação delituosa, movimentam o produto dos crimes em contas de laranjas.


(fotos: assessoria)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet