Notícias / Esportes

11/05/22 às 21:07

MA - Comunidade de Aurizona e Equinox Gold dão pontapé inicial do Futebol de Rua

Alunos da Escola Izabel Andrade participaram da aula inaugural do projeto, que trabalha o conceito de esporte para o desenvolvimento humano e conta com patrocínio da mineradora

Luciana Rezende

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
MA - Comunidade de Aurizona e Equinox Gold dão pontapé inicial do Futebol de Rua

Foto: Assessoria

Godofredo Viana (MA) – Os alunos da Escola Izabel Andrade deram o pontapé inicial do Projeto Futebol de Rua na comunidade de Aurizona, localizada no município de Godofredo Viana (MA). O projeto é desenvolvido na nova escola, construída recentemente pela Equinox Gold, que patrocina essa e outras diversas atividades nas comunidades do entorno da Mineração Aurizona (MASA), que faz parte do grupo. O Futebol de Rua consiste na implantação de uma proposta educativa de esporte para o desenvolvimento humano, com o objetivo de atender a meninos e meninas com idade entre 7 e 13 anos, matriculados na instituição de ensino.

De acordo com o vice-presidente de Relações Institucionais e Licenciamento da Equinox Gold, Cesar Torressini, a iniciativa possibilita, por meio de uma prática pedagógica do futebol, pensar e atuar sobre as realidades sociais, contribuindo significativamente para a melhoria das condições de aprendizado, de cidadania e de utilização de tempo ocioso nas comunidades onde a companhia atua. “Investir em projetos como esse representa o compromisso diário da empresa com uma mineração que transforma a sociedade e com a estratégia de crescimento que beneficie a todos”, destaca.

Na aula inaugural, realizada no dia 3 de maio, os estudantes que fazem parte do projeto conheceram os professores que vão ensinar em Aurizona. Os pais e a comunidade também puderam entender a dinâmica do programa, que contempla práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores cidadãos no campo, na escola, na rua e na vida. Estiveram presentes o diretor do projeto, Heber Bartora, e o professor Jean Pierre, membros do Instituto Futebol de Rua; a secretária de Educação de Godofredo Viana, Joicileia Pereira; o presidente da Câmara Municipal, Jorge Alberto; e a equipe de Responsabilidade Social da MASA.

A partir de agora, os alunos terão aulas de formação humana, com um pedagogo, e aulas de futebol de rua, com um professor de educação física. Além disso, participarão de diálogos sobre diversos temas e terão a chance de vivenciar valores inerentes ao jogo, mas que também estão inseridos em todo o contexto da vida. Em cada encontro, é estimulado um ambiente participativo, para que os estudantes aprendam a utilizar o diálogo como mecanismo de interação e resolução das diferenças.

O Projeto
O Instituto Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, responsável pelo projeto Futebol de Rua pela Educação, que realiza, desde 2006, a promoção do esporte como ferramenta para transformação social. A principal proposta é incentivar a disciplina e o melhor desempenho escolar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “O aluno tem que ser nota 10 na escola, nota 10 em casa e nota 10 na rua”, afirmou Bartora, durante a aula inaugural, em Aurizona.

Sobre a Equinox Gold
Principal produtora de ouro das Américas, a Equinox Gold é uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. No Brasil, está presente nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais. A empresa tem sua atuação apoiada em uma estratégia de crescimento e diversificação, com a meta de produzir um milhão de onças de ouro por ano. Dessa forma, ampliará, também, as oportunidades de desenvolvimento e de cuidado com o meio ambiente, além de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. Em 2021, a companhia totalizou uma produção de 602,1 mil onças de ouro.

Sobre a Mineração Aurizona
A Mineração Aurizona S/A (MASA), do Grupo Equinox Gold, está localizada no extremo noroeste do Maranhão, no município de Godofredo Viana, e é a primeira mineração industrial de ouro do estado. Em produção comercial desde 2019, a MASA retomou atividades após quatro anos em cuidados e manutenção. Em 2021, recolheu, aproximadamente, R$ 19,5 milhões em Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), o que representa uma participação em torno de 82% de toda a arrecadação de Cfem do Maranhão. Com lavra em mina a céu aberta, a MASA produziu, no ano passado, 135 mil onças de ouro e empregou mais de 1,6 mil trabalhadores, diretos e indiretos. A mineradora ainda investe, constantemente, em diversos projetos sociais, apoiando as atividades de infraestrutura local, como manutenção de estradas e a construção da nova escola e da nova ETA da comunidade de Aurizona.
  • MA - Comunidade de Aurizona e Equinox Gold dão pontapé inicial do Futebol de Rua

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

José Sarney

A furna da Marruá

Bobbio dizia que a velhice era muito boa e cheia de encantos, o maior deles o gosto de matar saudades. Mas eu acho que o divertimento maior da velhice é o espaço de contar histórias, bom para encher e passar o tempo. As...

 
 
 
 
Sitevip Internet