Notícias / Barra do Garças

29/01/16 às 14:00

Águas de Barra do Garças orienta sobre cuidados com a caixa-d’água no combate à dengue

Assessoria/PJC-MT

Edição: Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
A melhor forma de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, é eliminar os focos do vetor, não deixando acumular água em locais propícios para a sua criação. Por isso, é importante reforçar os cuidados com a caixa-d’água que podem ajudar a prevenir e reduzir riscos de criadouros do mosquito.  

Para evitar que a caixa-d’água se torne um local para a proliferação do mosquito, a concessionária Águas de Barra do Garças alerta que, além de mantê-la fechada e bem vedada, é imprescindível fazer a manutenção periódica. E para que a água armazenada tenha sua qualidade preservada, a limpeza do reservatório é fundamental para garantir um consumo mais seguro de água.
 
“É importante lembrar que o mosquito se reproduz principalmente em água limpa, por isso, o ideal é manter as tampas das caixas sem frestas e limpar o reservatório regularmente. A limpeza e manutenção periódica do reservatório também ajudam a evitar o acúmulo de impurezas que podem prejudicar a saúde dos moradores”, destaca o gerente de operações da concessionária, Diego Dal Magro.
 
Ele ressalta também que é essencial não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, latões, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Para contribuir com o cenário de prevenção, a concessionária realiza constantemente mutirões de limpeza para averiguar e eliminar possíveis focos do mosquito. Mas o trabalho de prevenção deve ser contínuo, tanto para os profissionais e gestores da saúde como para a população.
 
Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) indicam que Mato Grosso registrou 29.396 casos de dengue em 2015. O aumento foi de 150,6% em um ano, se comparado ao mesmo período de 2014, quando 11.729 casos foram notificados.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet