Notícias / Tecnologia

29/04/24 às 16:25 / Atualizada: 29/04/24 às 19:41

PRF testa internet via satélite da Starlink em viaturas na Amazônia

Objetivo é verificar a qualidade e funcionalidade em viaturas, mesmo em locais remotos, onde não há sinal de internet por fibra ou 4G.

Cleane Lima, Minha Operadora

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
PRF testa internet via satélite da Starlink em viaturas na Amazônia

Foto: Agora Notícias Brasil

A Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Amapá pretende adquirir os serviços de internet via satélite da Starlink para conectar as viaturas que circulam em regiões remotas da Amazônia. A conectividade nos veículos está em teste desde 9 de abril, segundo o superintendente da corporação no estado, Klebson Sampaio.

Segundo Sampaio, com os testes, será possível verificar que a internet da Starlink é uma solução para a PRF. “A gente vai saber se é uma solução ou não para o nosso problema de internet, inclusive móvel, para, onde a gente estiver, a gente poder consultar todos os sistemas”, relatou em vídeo divulgado pelo Núcleo de Comunicação da corporação.

O superintendente contou que um equipamento da Starlink foi usado em algumas unidades da cooperação e se dirigiu ao Oiapoque para o período de testes. “Estou passando aqui para demonstrar o equipamento veicular com internet ‘satelital’ que a gente vai estar fazendo teste aqui no Amapá. Então os companheiros da UOP-Macapá, UOP-Tartarugalzinho e UOP-Oiapoque vão ter a possibilidade de fazer esse teste”, diz Sampaio.

“[A viatura] vai ficar agora na UOP-01, na quinta-feira [11 de abril] a equipe TIC sobe para dar uma passadinha na UOP-02, e depois vai até o Oiapoque, para que faça o teste lá de um mês. E assim a gente vai saber se é uma solução ou não para o nosso problema de internet, inclusive móvel, para, onde a gente estiver, a gente poder consultar todos todos os sistemas”, afirma o superintendente.

O objetivo dos testes é verificar “a qualidade e funcionalidade em viaturas, mesmo em locais remotos, onde não há sinal de internet por meio de fibra ou 4G”. Em um deles, realizado entre os dias 11 e 12 de abril, um relatório mostrou que o serviço não apresentou instabilidade em sua qualidade quando foi testado no ambiente climático típico do inverno amazônico, durante uma viagem para Oiapoque, município que fica na fronteira com a Guiana Francesa.
 
O relatório chega a apontar falhas nos últimos 5 quilômetros da Ponte Binacional, entre o Brasil e a Guiana Francesa. “O final da BR 156 coincide com a Ponte Binacional que interliga os dois países. Nos 5 km finais da rodovia, ocorre a mudança de provedor de Fortaleza para um IP norte americano. Essa alteração torna inacessível todos os serviços e aplicações da PRF, devido à política de segurança interna”, afirmou a equipe.

“Esse trecho compreende a unidade de fiscalização da PRF na aduana e, praticamente, todo o perímetro urbano da cidade de Oiapoque, impossibilitando a realização de qualquer consulta ou acesso institucional”.
 
Além do Amapá, os testes com os serviços da Starlink também estão sendo realizados pelas superintendências da PRF no Rio Grande do Norte e em Minas Gerais.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet