Notícias / Aventuras

28/04/22 às 08:11

Goiano que superou câncer cinco vezes e teve perna esquerda amputada chega à base do Everest: 'Realização'

João Saci, como é conhecido, caminhou por sete dias e chegou a cerca de 5 mil metros de altitude. Influenciador treinou por cerca de dois anos se preparando para o desafio.

Vanessa Martins, g1 Goiás

Imprimir Enviar para um amigo
Goiano que superou câncer cinco vezes e teve perna esquerda amputada chega à base do Everest: 'Realização'

Foto: Reprodução/Instagram e Shutterstock

Aos 38 anos, João Carlos Rodovalho Costa, conhecido como João Saci, chegou à base do Everest. O palestrante e atleta caminhou cerca de 50 km de subida para atingir o objetivo. Ele teve a perna esquerda amputada há cerca de 20 anos, por causa de um câncer no joelho, e parte do pulmão retirado, devido a outro. Durante toda a vida, ele venceu cinco tumores e está em remissão desde dezembro de 2016.
 
Treinado pela vida em superação e resiliência, ele contou que a conquista foi resultado de cerca de dois anos de muita dedicação e comemora a vitória após voltar a Goiânia, na segunda-feira (25).
 
"É difícil descrever a alegria, a felicidade, a realização. Não só em superar o câncer e a amputação, mas a conquista de um desafio pessoal para chegar a esse objetivo", contou.
 
João Saci, 38 anos, teve perna ampurada após câncer e chegau à base do Everest — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
João Saci, 38 anos, teve perna ampurada após câncer e chegau à base do Everest — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
 
João disse que começou a planejar a viagem em 2019, quando viu que um amigo tinha feito o passeio. À época, ele queria um desafio diferente.
 
O atleta já praticava natação e conquistou várias medalhas em competições pelo esporte. Anos depois, passou a se dedicar ao crossfit, mas não sabia como o corpo iria responder a um treinamento para horas de caminhada em ângulo de subida.
 
"Vi um desafio bacana de se fazer e treinar para isso. Veio a pandemia, que adiou o projeto, mas continuei treinando em casa. Fiz crossfit, musculação, uma fisioterapia de repadronização - específica para esse objetivo", explicou.
 
João a caminho do Everest — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
João a caminho do Everest — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
 
No último dia 6 de abril, João saiu de Goiânia em direção ao Nepal, onde chegou após dois dias de viagem. A aventura, no entanto, teve início no dia 10, quando começou a caminhada.
 
"Foram cerca de sete dias caminhando em torno de seis horas por dia, de vilarejo em vilarejo.

Chegamos a 3 mil metros de altitude e paramos para aclimatar. Depois continuamos até chegarmos a 5 mil. Nunca tinha estado em locais tão altos. A respiração fica pesada por causa da falta de oxigenação, mas o corpo estava respondendo super bem", descreveu.

 
Ao falar da experiência, o atleta descreveu um momento de muita emoção, quando chegou a uma área de homenagens às pessoas que morreram no Himalaia.
 
"Lembrei muito das pessoas que eu inspirei na luta contra o câncer, mas que não estão mais aqui. Lembrei do meu avô, que faleceu dez dias antes da minha viagem. Foi um momento de emoção muito forte", disse.
 
Chegada de João Saci à base do Everest — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Chegada de João Saci à base do Everest — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
 
A chegada à base do Everest aconteceu no último dia 17. Nas redes sociais, João comemorou a conquista e escreveu sobre atingir objetivos e ver o impacto das conquistas pessoais naqueles à sua volta:
 
"O propósito é muito maior que um feito pessoal. É sobre inspirar pessoas, é sobre ser uma fator de soma na vida de quem você convive. Nós precisamos de bons exemplos, eu preciso de bons exemplos e o mundo precisa cada vez [mais] disso".

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet