Notícias / Aventuras

04/12/22 às 14:18

Casal de jornalistas de MT pausa carreira e viaja Brasil de Kombi

A princípio, intenção de Isabela Mercuri, de 30 anos, e Lucas Bólico, de 32, é passar um ano na estrada

Enzo Tres

Mídia News

Imprimir Enviar para um amigo
Casal de jornalistas de MT pausa carreira e viaja Brasil de Kombi

Isabela Mercuri e Lucas Bólico abandonaram a estabilidade de uma vida tradicional para viajar e morar em uma Kombi junto com seus cães Tieta e Astronauta

Foto: Reprodução

Os jornalistas Isabela Mercuri, de 30 anos, e Lucas Bólico, de 32, são casados há seis anos e apaixonados por viajar. Editores do jornal cuiabano Olhar Direito, decidiram largar a profissão temporariamente para viajar o Brasil com uma Kombi modelo 2002.
 
A viagem do projeto "Pelos Brasis" está marcada para começar no fim desse ano, dia 27 de dezembro. A aventura tem dia pra iniciar, mas não para acabar. A pretensão é passar um ano na estrada, mas eles não hesitam em dizer que, se empolgarem e for possível, continuarão viajando por mais tempo.
 
Lucas conta que ele já tinha essa vontade há tempos, mas que ela se fortificou após uma viagem que fizeram para a Índia, na qual percorreram várias regiões do país usando diversos tipos de automóveis. Inspirado, contou sua ideia para Isabela e ela topou na hora.
 
“Como trabalhamos juntos, muita gente fala: ‘Nossa, como vocês conseguem? Vocês passam o dia inteiro juntos!’ Nós gostamos muito de ficar juntos e nas viagens aproveitamos mais como lazer mesmo, porque no trabalho não estamos como casal”, explica Isabela.

A editora complementa que seu gosto por viagens é acima da média, pois a maioria das pessoas, em algum momento da viagem, diz estar com saudades de casa e das próprias coisas, mas que ela nunca se sente assim. “Eu sempre falava ‘não estou com saudade nenhuma de nada, quero ficar aqui’. E isso me incentivou a viver viajando”, diz bem humorada.
 
O casal tem histórico extenso de viagens, tendo passado por países como Chile, Uruguai, Argentina, Colombia e outros. Mesmo com o vasto repertório, alguns familiares ficaram receosos com a ideia de rodar o país em uma Kombi. Isabela conta que, quando decidiram encarar a aventura, fizeram uma chamada de vídeo com a família para contar a notícia. As mães esperavam o anúncio de uma gravidez, algo bastante desejado por elas. Ao contarem que iam atravessar o país, a mãe de Isabela não gostou da ideia e ficou bastante nervosa, enquanto os familiares de Lucas apoiaram.
 
“Minha família apoiou de cara. Alguém falou ‘sempre achei que vocês fossem fazer algo assim, porque vocês gostam muito de viajar’. Ofereceram casa se a gente precisasse guardar coisas ou ficar um tempo quando arrumasse alguém para alugar nosso apartamento. Foi supertranquilo nesse aspecto”, lembra o editor-chefe.
 
Lucas lembra que tem memórias de sua paixão por Kombi desde a adolescência, época em que colecionava miniaturas do veículo e camisetas relacionadas. A respeito do processo de transformação do veículo em um uma casa sobre rodas, ele conta que a procura pelo automóvel ideal começou esse ano, mas acharam que precisariam viajar para encontrar uma opção interessante. Em Cuiabá, entretanto, encontraram um construtor de casa em automóveis e, através dele, adquiriram uma Kombi adequada.
 
Em relação à carreira, Lucas afirma que não tem como parar de ser jornalista. O casal pretende, ao longo da viagem, continuar fazendo jornalismo e até ganhando dinheiro com a profissão, mas não da forma convencional e dentro das paredes de uma redação. A criação de um canal no YouTube e de um podcast para compartilhar as experiências da viagem é uma das metas, além de perfis nas redes sociais para interagir com os interessados na aventura.
 
“Vamos usar nossas habilidades como jornalistas para tentar nos manter na estrada com trabalhos remotos. Ao fim da viagem, quem sabe, isso pode virar um livro-reportagem, um documentário, porque vamos filmar tudo. Vamos mudar um pouco a nossa forma de trabalhar, as plataformas com as quais trabalhamos, mas os instrumentos e ferramentas vão estar sempre ali e vamos tentar aplicar isso da melhor forma possível”, Lucas explica empolgado.

 
Divulgação
LUCAS E ISABELA 2 O casal Lucas Bólico e Isabela Mercuri
 
Como companhia para a aventura, eles levarão seus fieis cães Tieta e Astronauta.  Tieta tem cerca de um ano e meio de vida e Astrounauta seis anos. A relação de Lucas e Isabela com os cachorros é tão próxima que a hipótese de não levá-los nunca chegou a existir. “A gente imagina eles correndo em outros lugares, conhecendo a praia”, comenta Isabela.
 
A fim de preservar a segurança do casal, da Kombi e dos cães ao longo da viagem, Isabela esclarece que fizeram o seguro do automóvel e que pretendem dormir em acampamentos ou apenas em locais seguros. Além disso, ela e Lucas participam de grupos de viajantes que se ajudam, além de usar um aplicativo que indica no Google Maps locais tranquilos para passarem a noite.
 
O casal não hesita ao afirmar que as expectativas para a viagem são ilimitadas, pois não há como prever algo da aventura.  Para Lucas e Isabela, o desafio de atravessar o Brasil é imprevisível e fascinante, pois o país é enorme e apresenta uma rica diversidade biológica e cultural. O fascínio por essa riqueza deu nome ao projeto: “Brasis”.
 
“Minha expectativa é conhecer, estar com olhos e ouvidos muito abertos e atentos. É uma curiosidade que está movendo a gente. Escolhemos dar o nome para o projeto e colocar Brasil no plural justamente por isso, para ter uma visão de um país grande, multicultural, diverso. Temos a pretensão de aprender um pouco sobre ele na prática”, explica Lucas em um misto de curiosidade e empolgação.
 
Tamanha experiência pode ser transformadora para aqueles que se dispõem a vivê-la. As aventuras podem mudar estilos e opiniões, além de proporcionar um novo olhar que desafia a monotonia cotidiana. Isabela e Lucas confirmam que, mesmo antes da viagem, seus olhares sobre a vida já estão se transformando.
 
“Acho que vamos experimentar um novo jeito de viver. Sem residência fixa, sem emprego fixo e normal. Viver com o mínimo, só com o necessário, longe dessa lógica de acúmulo. Não tem como entrar em outro modo de viver e sair igual. Acho que, se sair igual, talvez a experiência não tenha valido, porque não é possível experimentar outro modo de viver e não aprender alguma coisa”, conclui Lucas.
 
Aqueles que quiserem acompanhar os preparativos da viagem podem seguir a página do Instagram administrada pelo casal: @pelos.brasis.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet