Notícias / Assembleia Legislativa MT

17/03/22 às 09:35 / Atualizada: 17/03/22 às 10:01

Conclusão da BR-158 e federalização da 080 são tratadas com ministro Tarcísio

Comitiva capitaneada pelo deputado Dr. Eugênio (PSB) reuniu-se com ministro Tarcísio em agenda articulada pelo senador Wellington Fagundes (PL).

Luana Braga / Assessoria

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Conclusão da BR-158 e federalização da 080 são tratadas com ministro Tarcísio

Dep. Dr. Eugênio (PSB), senador Wellington Fagundes (PL) e ministro Tarcísio de Freitas.

Foto: Diogo Palomares

Com a iminente expedição da licença ambiental (determinante para instalação de todo aparato  para execução das mais que esperadas obras de conclusão da BR-158, o Ministério de Infraestrutura se prepara para iniciar a pavimentação dos 12 quilômetros da rodovia legalmente fora do traçado da reserva indígena Marãiwatsédé, com expectativa de avançar pelo contorno ainda neste ano.

O planejamento foi divulgado pelo ministro Tarcísio de Freitas, durante reunião em Brasília solicitada pelo deputado estadual Dr. Eugênio de Paiva (PSB), representante do Vale do Araguaia na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, realizada nesta quarta-feira (16 de março), articulada pelo senador Wellington Fagundes (PL).

“Estamos trabalhando a compensação para que a licença ambiental seja expedida o quanto antes. Concluída esse etapa, devemos iniciar ainda esse ano os 12 quilômetros que estavam programados, seguindo posteriormente para o contorno”, assegurou o ministro. 

Com a presença expressiva de lideranças, produtores e assentados do município de Ribeirão Cascalheira, a reunião também discutiu a proposta de federalização da 080, no trecho entre Ribeirão (BR-158) e Vila Berrante, estratégica para o Governo Federal porque escoa a produção das regiões centro-oeste e nordeste aos portos e já integra o projeto da Ponte sobre o Rio Araguaia no município de Luiz Alvez (GO).

Diante da impossibilidade do Governo Federal assumir o trecho neste momento, por questões orçamentárias, o deputado do Araguaia articulou-se junto a prefeita Luiza Brandão de Ribeirão e base de vereadores para assegurar a trafegabilidade do trecho com a destinação de emenda parlamentar voltada  para aquisição de óleo diesel. Por sua vez, a Prefeitura assegurou os maquinários para execução dos trabalhos no trecho ainda não federalizado.

“Incontáveis foram as vezes que já viemos até Brasília em busca da conclusão das obras da BR-158, que trava o desenvolvimento do Vale do Araguaia. Com todo respeito aos estudos técnicos que amparam a expedição das licenças, não é possível que não tenha dado tempo de ver, rever, reler, revisar cada ponto necessário para garantir a pavimentação deste trecho pelo contorno que seja como já foi definido pela Governo Federal. Precisamos de uma solução urgente. O Araguaia não aguenta mais esperar!”, cobrou Dr. Eugênio. 

Também em Brasília, o governador Mauro Mendes, que tem destinado grande parte das obras para o Vale do Araguaia em atenção as demandas de região articuladas pelo deputado Dr. Eugênio, reafirmou o compromisso de pavimentar os 34 quilômetros de BR-158 até o município de Bom Jesus do Araguaia (MT-322).

“Nossa vinda a Brasília foi muito importante para novamente demonstrarmos ao Governo Federal a importância de concluirmos a BR-158 para consolidar o desenvolvido do Vale do Araguaia e do Mato Grosso”, destacou o governador de Mato Grosso.

Foto: Diogo Palomares
  • Conclusão da BR-158 e federalização da 080 são tratadas com ministro Tarcísio
  • Conclusão da BR-158 e federalização da 080 são tratadas com ministro Tarcísio
  • Conclusão da BR-158 e federalização da 080 são tratadas com ministro Tarcísio
  • Conclusão da BR-158 e federalização da 080 são tratadas com ministro Tarcísio

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet