Notícias / Cidades

19/01/22 às 07:58

Mais de 2 mil famílias são atingidas por enchentes no Pará

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Mais de 2 mil famílias são atingidas por enchentes no Pará

Foto: Rede Brasil Atual

O governo do Pará decretou situação de emergência em cinco regiões do estado devido às enchentes. Em Marabá, a cheia do Rio Tocantins é a maior para o mês de janeiro em 20 anos. 

No lugar dos carros, embarcações. A água cobriu boa parte dos postes de energia em algumas ruas de Marabá. O município do sudeste paraense tem a situação considerada mais grave no estado. O Rio Tocantins já atingiu treze metros, quase sete acima do normal.  

A elevação do nível do rio afetou mais de 2.200 famílias da cidade. O governo estadual começou a distribuição de alimentos e planeja pagamento de auxílio no valor de um salário mínimo.  

“Nós estamos fazendo o cadastro das pessoas que já estão nos abrigos da prefeitura.  E por conta de já ter um cadastro uma pré-seleção, a gente tá priorizando eles”, afirma o Major Jânio, representante da Defesa Civil Estadual.  

Mais de mil famílias estão desalojadas.  “A gente não tá no abrigo porque no dia que alagou nossas casas não tinha o abrigo. A gente foi para casa de parente, no quilômetro sete estamos em cinco famílias lá”, conta a dona de casa Clemilda Maria.  

Outras centenas de famílias permanecem ilhadas nas próprias residências. Pelo menos 17 municípios já sofrem com os prejuízos das chuvas e cheias. Segundo a defesa civil estadual, são mais de 55 mil afetados nessas cidades que continuam com alerta de mau tempo nos próximos dias. 

Em Tucuruí, no sudeste do estado, o Rio atingiu 11 metros. Invadiu a orla e ruas já estão alagadas, mais de 100 famílias deixaram as casas para fugir da cheia. 
 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet