Notícias / Barra do Garças

07/11/15 às 10:01

Xavantes protestam contra PEC e interferência política no Dsei de Barra

Ronaldo Couto

Araguaia Notícia

Imprimir Enviar para um amigo
Xavantes protestam contra PEC e interferência política no Dsei de Barra

Foto: Araguaia Notícia

As lideranças xavantes fizeram uma passeata na manhã de sexta-feira (06/11) e depois bloquearam o trânsito da avenida Ministro João Alberto em Barra do Garças, agora pouco. Eles estão protestando contra uma possível interferência política na direção do distrito de saúde (Dsei) Xavante de Barra e também contra a Proposta Emenda Constitucional (PEC) 215 que tira o poder da Funai e do Governo Federal de demarcar as terras indígenas e passando para o Congresso Nacional.

As lideranças estavam com faixas e cartazes pedindo respeito ao povo indígena. De manhã, eles fecharam a rua Pires de Campos em frente à sede da Sesai e agora à tarde fecharam a praça dos Garimpeiros no centro para conceder uma entrevista a imprensa.

Os índios pediram que o deputado federal Valtenir Pereira não interfira na questão do cargão do Dsei Xavante de Barra matendo Claudio Rodrigues. Segundo os índios, eles são contra a nomeação de Joel Goes para esse cargo.

“Nós queremos que as lideranças em Brasília, senhores deputados e senadores, respeitem as decisões tomadas pelo conselho indígena de onde devem partir as indicações, mas sem interferência política”, frisou Agnelo uma das lideranças dos xavantes.

Os índios deixaram claro se não forem atendidos vão fechar a ponte do rio Garças, divisa de Mato Grosso e Goiás, segunda-feira (09/11). Dsei Xavante é responsável pela saúde de nove mil índios xavantes na região de Barra.

A chefia do Dsei Xavante é muito cobiçada porque movimenta mais de 10 milhões de reais por ano cujo valor é administrado por uma ong mas a fiscalização compete ao distrito mencionado.  

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet