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05/02/18 às 18:16

Conheça a história do tênis Vans

Débora Ramos

AguaBoaNews

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Conheça a história do tênis Vans

Foto: Reprodução

Quando o assunto é skate, não é apenas a prancha que se destaca nos pés dos skatistas. Grande parte deles usa o tênis Vans, famoso por caminhar ao lado dessa atividade nos últimos anos. Conheça a história dessa marca que continua a dominar as pistas de skate de todo o mundo.

A Vans foi fundada em 1966 pelos irmãos Jim e Paul Van Doren e mais dois sócios, na Califórnia. O pioneirismo da empresa estava em ser a única a fabricar e vender calçados no mesmo lugar, diretamente para o público. Assim que foi inaugurada, a Vans vendeu 12 pares de tênis.

Na década seguinte, os tênis se popularizaram entre os skatistas do sul da Califórnia, que desejavam calçados resistentes e se encantaram com as solas grossas de borracha da Vans. Depois do primeiro modelo, que hoje é conhecido como Authentic, a marca criou aquele que seria visto como uma espécie de uniforme entre os skatistas: o Era, com cores contrastantes e proteção extra no colar.

Ainda nos anos 70, a Vans lançou o Old Skool, seu primeiro modelo com couro, que, assim como os anteriores, tornou-se um ícone rapidamente. Nessa época, o sucesso da Vans era tanto que a marca possuía mais de 70 lojas espalhadas por todo o estado da Califórnia, e seus produtos eram distribuídos para todo o país e o mundo.

Porém, nem tudo foi sucesso na história da Vans. Em 1984, a empresa quase chegou a falir por conta de dívidas. No entanto, em 1987 a companhia conseguiu pagar os seus credores e seguir em frente.
 
A marca dos skatistas

Foi em 1988 que a Vans assumiu de vez o seu posicionamento com o público, apresentando o primeiro tênis de skate assinado por um skatista: o Vans Steve Caballero (Full Cab). É dessa época também a criação da linha Mountain Edition, com modelos resistentes às gélidas temperaturas do Hemisfério Norte.

Sempre atenta ao seu público-alvo, a Vans patrocinou pela primeira vez em 1995 o Warped Tour, um popular festival musical. No ano seguinte, o patrocínio foi destinado ao Triple Crown of Skateboarding. Em 1997, a empresa comprou o Triple Crown of Surfing, e em 1998 abriu a pista Vans Skatepark, incentivando ainda mais a prática esportiva e aumentando o número de eventos.

Da década de 1990 para cá, a Vans não para de crescer e conquistar um público ainda maior. Apesar de ser mais associada aos skatistas, a marca também caiu no gosto de jovens que desejam conforto e estilo. Há diversas linhas lançadas nos últimos anos, como a Vans x The Simpsons, além dos modelos clássicos que continuam sendo vendidos.

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