Notícias / Assembleia Legislativa MT

01/07/23 às 10:23

Dr. Eugênio destaca parecer da CCJR sobre projetos de lei referentes a dislexia e ao câncer colorretal

 "Segundo a Organização Mundial de Saúde o transtorno da dislexia ocorre em cerca de 10% da população mundial" 

Dr. Eugênio destaca parecer da CCJR sobre projetos de lei referentes a dislexia e ao câncer colorretal

Foto: Diogo Palomares

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembléia Legislativa de Mato Grosso realizou na última terça-feira (27) a 17ª reunião ordinária, onde emitiu parecer referente a 31 projetos de leis. Dois deles em destaque para melhorias da saúde, sendo um deles o Projeto de Lei n° 210/2023 que Institui o Dia Estadual da Dislexia, a ser comemorado anualmente no dia 8 de outubro, de autoria do deputado Wilson Santos (PSD).

O deputado Dr. Eugênio, que é médico e vice-presidente da CCJR enfatizou que “A dislexia, assim como o autismo, tende a ter um diagnóstico tardio. Com a instituição do Dia da Dislexia,  o tema vai ficar mais em evidência, fazendo com que as pessoas tenham o diagnóstico precoce e um tratamento humanizado”. 

Conforme consta na justificativa do PL, "a dislexia é um transtorno específico de aprendizagem, de origem neurobiológica, que compromete o aprendizado da leitura e da escrita". A matéria teve parecer favorável dos membros da CCJR.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dislexia atinge cerca de 10% da população mundial. Mato Grosso é um estado pioneiro em abordar essa temática, pois nos últimos oito anos sancionou sete leis de proteção às pessoas com dislexia, e sediou sete simpósios sobre o tema na Assembleia Legislativa.

Ao todo foram votados 31 projetos de lei, sendo 15 com parecer contrário da CCJR, sete favoráveis, cinco retirados de pauta, 2 concedidos os pedidos de vista, um projeto enviado à redação final e um veto.

Também foi apreciado o PL 311/2022, que dispõe sobre a prevenção do câncer colorretal por meio  do exame FIT- teste imunoquímico para pesquisa de sangue oculto nas fezes, de autoria do deputado Dr. João (MDB), que teve o parecer do relator, deputado Diego Guimarães (Republicanos), derrubado  devido à importância da prevenção da doença.

O deputado Dr. Eugênio explicou que o tema “É extremamente importante, pois essa doença [câncer colorretal] ganhou notoriedade nacional. O exame FIT consegue detectar a presença de sangue oculto nas fezes; é simples e não vai acarretar ônus para o Estado, pelo contrário, a partir desse exame e com o diagnóstico precoce, o Estado gastará muito menos dinheiro com os pacientes em fase de tratamento ou que tenham a doença detectada já em estágio tardio”.

O presidente da CCJR, deputado Júlio Campos (União Brasil), justificou a derrubada do veto à matéria pela importância do tratamento e ao fato de que, nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de casos. "Nós derrubamos o parecer do relator devido à importância da prevenção desse tipo de câncer”, defendeu o parlamentar, que apesar de ter sido vítima da doença, teve diagnóstico precoce e foi curado. (Assessoria)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet