Notícias / Cultura

29/06/23 às 19:23

Tradição: 300 carros de boi desfilam na Romaria de Trindade

Romaria é considerada Patrimônio Cultural Brasileiro. Desfile marca tradição iniciado no século XIX.

Ton Paulo, g1 Goiás

Imprimir Enviar para um amigo
Carreiro da tradicional Romaria de Trindade — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Carreiro da tradicional Romaria de Trindade — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
 
Acontece, nesta quinta-feira (29), o tradicional desfile dos romeiros com carros de boi na Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade. A atração, carregada de tradição, é uma das principais da festa e deve reunir cerca de 300 carreiros neste ano.
 
De acordo com a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), os carreiros foram os primeiros a peregrinar até Trindade, que hoje é considerada, por lei, a Capital da Fé de Goiás.
 
“Para nós, eles têm uma importância muito grande, foram os primeiros a chegar com suas famílias. Saindo da roça em carros de boi para chegar em Trindade e demonstrar a sua fé. Tamanha importância que virou patrimônio da humanidade”, disse o padre João Bosco de Deus, da paróquia de Trindade.
 
De acordo com um carreiro que faz a peregrinação há 23 anos, os bois que puxam os carros de madeira são preparados durante um ano. Cada animal tem seu nome e atende por ele.
 
O carreiro, que sai de Turvânia, município a mais de 70 km de Trindade, revela que a viagem dura seis dias.
 
Vale lembrar que, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Romaria de Carros de Boi da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2016, e inscrita no Livro de Registro das Celebrações.
 
Ainda de acordo com o instituto, desde o século XIX romeiros de diversas cidades do país saem rumo a Trindade para participar da festa, que acontece anualmente na cidade.
 
Conforme a Afipe, para acolher os carreiros durante o período de festa, um espaço foi preparado pela Igreja Católica. Com isso, os bois terão lugares para ficar durante os 10 dias de festa.
 
O padre João Bosco conta ter sido “criada a Pastoral dos Carreiros, para acompanhar as famílias que fazem a peregrinação até o Santuário e depois o retorno para suas casas”.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet