Notícias / Cultura

30/01/24 às 11:54 / Atualizada: 30/01/24 às 12:15

Orquestra Sesc de Viola recebe novos alunos em Poxoréu

Destaque no O Encontro Nacional dos Violeiros de Poxoréu, turma preserva tradição regional

Barbara Ferreira Bach da assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Orquestra Sesc de Viola recebe novos alunos em Poxoréu

Foto: Assessoria

A Orquestra de Viola do Sesc Poxoréu, em atividade desde 2021, está com inscrições abertas para novos alunos. Por meio das aulas oferecidas na unidade, o Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) fortalece e preserva as raízes culturais transmitindo o domínio da viola caipira às novas gerações.

A viola caipira é um instrumento musical tradicional que tem raízes profundas na história de Mato Grosso, principalmente em Poxoréu, município que abriga o maior encontro de violeiros da região. O Encontro Nacional dos Violeiros de Poxoréu, que realizará sua 20ª edição em maio deste ano, costuma contar com apresentações da Orquestra de Viola.

“Os cursos são também uma forma de valorizar e preservar a sonoridade da viola caipira, um instrumento musical com grande relevância na cultura local de Poxoréu e todo o estado de Mato Grosso. Além disso, para as crianças, essa é uma chance de adquirir habilidades musicais desde cedo e de se conectar com sua herança cultural", destaca Allan Serotini, diretor Regional do Sesc-MT.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas na Central de Atendimentos do Sesc Poxoréu. Os participantes serão divididos em três turmas da “Escola de Viola”, sendo duas voltadas aos alunos com pouco ou nenhum conhecimento prévio sobre o instrumento musical e uma denominada “Orquestra de Viola”, composta por alunos maiores de 14 anos com nível intermediário ou avançado de conhecimento.

Para crianças com idades entre 7 e 13 anos, o Sesc Poxoréu oferece duas turmas para o curso de viola caipira.  No período matutino, as aulas serão às terças e quintas-feiras, das 8h às 9h. Já no turno vespertino, a prática será oferecida todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 16 às 17h. Já para os alunos com 14 anos ou mais, as aulas da “Orquestra de Viola” ocorrerão nas sextas-feiras, das 18h às 20h30.

A Orquestra de Viola faz parte do projeto “Orquestra Jovens e Sesc Partituras”, realizado pelo Sesc-MT em parceria com a Prefeitura e Secretaria de Assistência Social de Poxoréu.

Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.

Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

“Orquestra Jovens e Sesc Partituras”


Curso de Viola Caipira Iniciante I (7 a 13 anos) - Toda segunda, quarta e sexta, das 16h às 17h

Curso de Viola Caipira Iniciante II (7 a 13 anos) - Toda terça e quinta, das 8h às 9h

Orquestra de Viola (14+ anos) - Toda sexta, das 18h às 20h30

Local: Sesc Poxoréu (Rua Graciliano Ramos, s/n – Jardim Tropical, Poxoréu – MT)

Curso gratuito
 
  • Orquestra Sesc de Viola recebe novos alunos em Poxoréu
  • Orquestra Sesc de Viola recebe novos alunos em Poxoréu
  • Orquestra Sesc de Viola recebe novos alunos em Poxoréu
  • Orquestra Sesc de Viola recebe novos alunos em Poxoréu
  • Orquestra Sesc de Viola recebe novos alunos em Poxoréu

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet