Notícias / Cultura

12/10/22 às 09:11 / Atualizada: 12/10/22 às 10:44

Concerto para crianças traz orquestra com instrumentos feitos com objetos

O espetáculo é repleto de sons inusitados extraídos dos objetos do cotidiano e músicas criativas

Cristina Aguilera

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Concerto para crianças traz orquestra com instrumentos feitos com objetos

Orquestra pesquisa sonoridades a partir de objetos do cotidiano

Foto: Tamara Mori

Imagina uma orquestra que busca sons de percussão, baixo, celos, violas, violinos, vindos de objetos como galões, vasos, tubos de PVC, moringas, chocalhos, aquários, taças afinadas com água e outros utensílios do cotidiano. Este é o ponto de partida da Orquestra de Objetos Desinventados que apresenta o espetáculo infantil, Aquasinestesia: Música de Desinventar, no dia 29 de outubro, sábado, às 15h, pelo Programa Tardes Musicais da Casa Museu Ema Klabin. São 100 lugares presenciais e o espetáculo também será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Casa Museu Ema Klabin.

Além dos sons inusitados, as crianças vão se divertir com as canções autorais de Pax Bittar, diretor artístico do grupo experimental Orquestra de Objetos Desinventados.  As músicas permeiam o universo lúdico, estimulando a criatividade e a percepção sonora. No repertório: Música de Desinventar Palavras, Música de Empinar Borboleta, Música de Calçar Absurdo, Historieta de Julieta, Música de Rodopiar, Música de Soltar Sete Puns, Música de Fazer Mimico Sob o Tubtoio, Música de Sonhar que Estava Sonhando.

A Orquestra de Objetos Desinventados é formada pelos músicos Pax Bittar, Giovana Barros, Michael Yuri, Valentina Facury e a cantora Yasmin Olí. 

De acordo com a musicista Gia Barros, além de se divertir nesse espetáculo interativo, os pequenos vão usar muita criatividade e trabalhar a percepção sonora. “O contato com a musicalidade na infância é fundamental. Se engana quem pensa que só é possível aprender a fazer música com instrumentos tradicionais. As possibilidades são infinitas”, garante Gia. 

Depois do espetáculo, que tal visitar o museu?
Os museus são sempre espaços culturais educativos que aumentam o repertório cultural de adultos e crianças. Após o espetáculo, as crianças, acompanhadas pelos pais, podem visitar a Casa Museu Ema Klabin, que conta com mais de 1.700 peças em sua coleção, incluindo obras de grandes mestres da arte brasileira e mundial. 

Até dezembro, a Casa Museu apresenta a exposição ReviraVolta, com curadoria de Paulo de Freitas Costa. A mostra exibe obras importantes que nunca foram expostas, além de obras da coleção reposicionadas pelos ambientes da Casa Museu.
O programa Tardes Musicais e a exposição ReviraVolta contam com o patrocínio da Klabin S.A.

 Serviço:
Tardes Musicais: Orquestra de Objetos Desinventados - Aquasinestesia: Música de Desinventar
29 de outubro, às 15h
100 lugares presenciais por ordem de chegada e transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube da Casa Museu
 
Exposição ReviraVolta
Até 16 de dezembro de 2022
De quarta a sexta-feira em grupos acompanhados por educador. Finais de semana e feriados, visitas livres. Sempre em quatro horários: 11h, 14h, 15h15 e 16h30.
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa - São Paulo, SP

Entrada franca* 

Vídeo institucional abaixo>>>


Acesse as redes sociais
Instagram: @emaklabin
Facebook:  https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin
Twitter: https://twitter.com/emaklabin
Linkedin:  https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br
YouTube: https://www.youtube.com/c/CasaMuseuEmaKlabin
Site: https://emaklabin.org.br
Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=ssdKzor32fQ
Vídeo de realidade virtual: https://www.youtube.com/watch?v=kwXmssppqUU

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet