Notícias / Nacional

31/12/19 às 15:02 / Atualizada: 31/12/19 às 15:18

Governo homologa pista de pouso no Xingu

Assessoria de Comunicação/Funai

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Governo homologa pista de pouso no Xingu

Lideranças indígenas e autoridades governamentais inauguram a homologação da pista de pouso Leonardo Villas Boas no município de Gaúcha do Norte - MT.

Foto: Assessoria Funai

A fim de garantir a segurança nos deslocamentos aéreos em aldeias indígenas do Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso, o Presidente Marcelo Xavier acompanhou a inauguração da homologação da pista Leonardo Villas Boas, no município Gaúcha do Norte-MT, no último sábado (21).
 
sinalizacao
Componentes de balizamento foram instalados no aeródromo. Foto: acervo Funai

 
Apesar de existente há aproximadamente 50 anos, o aeródromo não possuía componentes básicos e imprescindíveis ao seu funcionamento regular e seguro. O processo de registro da pista contou com uma série de procedimentos, envolvendo conceitos básicos de aviação e engenharia, fundamentais para obtenção de sua aprovação.

Para tanto, foi constituída uma força-tarefa promovida pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), que prevê, ainda, a homologação de mais 200 pistas de pouso em terras indígenas de todo país, visando garantir todas as alterações necessárias e promovendo sua inauguração.

No caso, foi realizada a instalação de birutas (instrumento utilizado para identificar a direção dos ventos facilitando as manobras dos pilotos), a fixação de uma série de pneus pintados para demarcar e sinalizar a área, a limpeza da cabeceira da pista por meio da retirada de árvores e outros entraves que comprometiam seus limites, dentre outros procedimentos. Além disso, foram elaboradas Cartas Operacionais, Estudos de Capacidade no Espeço Aéreo, Fichas Informativas de Navegação Aérea e outras análises e levantamentos topográficos, o que resultou na apresentação de documentação à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com posterior homologação da pista, possibilitando seu funcionamento regular e facilitando o atendimento às comunidades indígenas da região.
Marcelo Xavier e povo Kamayura
"A nova Funai é parceira dos senhores", declarou o presidente Marcelo Xavier aos indígenas da região. Foto: Acervo Funai

 
Na ocasião, o Presidente Marcelo Xavier elogiou o esforço conjunto, tendo em vista que obtenção de registro de um aeródromo não é simples, e reforçou a abertura da Funai ao relacionamento direto com os povos originários. "A homologação desta pista é a demonstração de que o Governo Federal tem compromisso com vocês, trazendo dignidade e facilitando o canal de comunicação. Meu recado pessoal é de que a nova Funai quer comunicação com os índios diretamente, sem intermediários. Quem tem que dizer o que vocês desejam são vocês que passam pelas adversidades. A nova Funai é parceira dos senhores", declarou o presidente.

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, também compareceu ao ato de inauguração junto aos caciques Kotok Kamayurá e Aritana Yawalapti, à indígena Kanhu Raka Kamayurá, à secretária de Saúde Indígena, Sílvia Wajãpi e à secretária nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Sandra Terena.


Foto: Acervo Funai


Foto: Acervo Funai


Foto: Acervo Funai
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Espada de são jorge, pimenta, ferradura...

Para quem não conhece como funcionam as energias, pode ser pego de surpresa por alguns acontecimentos, afinal não é porque não acreditemos em certas coisas que elas não...

 

Enquete

Quem você gostaria que fosse o próximo presidente do Brasil

 
 
 
Sitevip Internet