Notícias / Cultura

26/12/19 às 08:31

Fazer a América: o sonho dos imigrantes do Sul

Reportagem mostra os traços da cultura europeia na região Sul

Carlos Molinari, TV Brasil

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Fazer a América: o sonho dos imigrantes do Sul

Coral Vozes do Prado, de Antônio Prado, resgata as memórias e tradições dos imigrantes italianos

Foto: Divulgação/ TV Brasil

Quais os povos formadores da região Sul?
 
O Caminhos da Reportagem percorre cidades do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina para mostrar as marcas que diferentes povos deixaram na cultura, na arquitetura e na língua na região Sul do Brasil. 

A Região Sul foi, por muitos anos, ignorada pela Coroa portuguesa. Quando os lusos perceberam que poderiam perder tantas terras para os espanhóis, começaram a se preocupar com essa imensa área pouco habitada do território. No século XVIII, os primeiros açorianos chegaram ao litoral de Santa Catarina.
 
Antônio Prado, no Rio Grande do Sul,  é considerada a cidade mais italiana do Brasil
Antônio Prado, no Rio Grande do Sul, é considerada a cidade mais italiana do Brasil - Divulgação/TV Brasil
 
O artista plástico Cláudio Agenor de Andrade, descendente de açorianos, explica que cerca de 6 mil açorianos ocuparam todo o litoral catarinense, paranaense e gaúcho. “Deixam marcas e pegadas profundas na arquitetura, na maneira de falar, nas rendas de bilro, enfim, praticamente a supremacia da cultura se estabelece aqui, muito mais que africana, que já existia, e a indígena, que é extinta”, ressalta.

Os caiçaras são formados a partir da miscigenação entre índios, brancos e negros, e mantém viva a tradição do fandango no Paraná. O fandango caiçara foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2012 e é uma expressão musical e festiva no Paraná. Conhecemos o grupo de fandango Mandicuera, na Ilha dos Valadares, em Paranaguá.
 
Caiçaras são formados a partir da miscigenação entre índios, brancos e negros, e mantém viva a tradição do fandango
Os caiçaras são formados a partir da miscigenação entre índios, brancos e negros, e mantém viva a tradição do fandango, por Divulgação/TV Brasil
 
No século XIX, milhares de imigrantes desembarcaram nos portos do Rio de Janeiro, de Santos e de Paranaguá e fincaram raízes no Brasil. Hoje, descendentes de italianos, alemães, poloneses, ucranianos, portugueses, espanhóis formam a imensa colcha de retalhos que dá cor à região Sul do país. Nossa equipe de reportagem resgata histórias de famílias que deixaram a Europa e vieram habitar essa região. 
 
Jorge Signorini é descedente de italianos e conta que os primeiros Signorini vieram para o Rio Grande do Sul acreditando nas promessas de terra
Jorge Signorini é descendente de italianos e conta que os primeiros Signorini vieram para o Rio Grande do Sul acreditando nas promessas de terra, por Divulgação/TV Brasil
 
Nelsa Dupont é regente do Coral Vozes do Prado em Antônio Prado, considerado o município mais italiano do Brasil. Cerca de 80% da população da cidade domina o Talian, um dialeto vindo da região do Vêneto, na Itália. Um dos objetivos do coral é manter vivas as tradições italianas. “Ensinar para nossos filhos e netos as canções que nos foi ensinada pelos nossos nonos. Essa é a base, é a nossa cultura, é o nosso orgulho”, diz Nelsa.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Cirurgias espirituais. Curas.

É comum por ocasião dos aniversários desejarmos coisas boas e entre os desejos o que nunca falta é a manifestação de saúde. Isso acontece em razão de ser um fato primordial para todos...

 
 
 
 
Sitevip Internet