Notícias / Religião

23/06/17 às 16:37

Mais de 300 pessoas devem participar da Lavagem das Escadarias

Simone Alves

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Mais de 300 pessoas devem participar da Lavagem das Escadarias

Foto: Assessoria

Acontece neste sábado (24.06), às 8h30, o ritual de ‘Lavagem das Escadarias’ da igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A tradição das comunidades de religião afro-brasileira vem para pedir paz, alegria, fraternidade, e não ao preconceito e racismo.

O ritual tradicional acontece com cantos e hinos religiosos, além de toques de tambores e todos vestidos de branco. De acordo com a comissão organizadora, lavar as escadarias simboliza “lavar as tristezas, pedir paz e saúde, sempre com a proteção de São Benedito”.

O ritual é feito com a essência de alfazema, flores e água, e busca partilhar com o público a energia positiva das ervas e dos elementos da natureza, pois seus seguidores acreditam na importância desses elementos no tratamento terapêutico, energético e também com a benção de todos os orixás.

A concentração para o evento acontece na rua Bandeirantes e são esperadas mais de 300 pessoas. Antônio Mulato, o quilombola que fará uma participação especial, irá acompanhado da comunidade escolar. Ele completou 113 anos no último mês de junho, sendo o mais antigo remanescente quilombola, morador de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento.

A realização do evento é da Associação Umbandista de Mato Grosso, Federação Nacional de Umbanda (Assumat) e dos Cultos Afro-brasileiros e Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de Mato Grosso. “"Lavar a escadaria para gente é muito significativo. A gente está lavando as nossas tristezas, dando lugar a alegrias. É um ato inédito. Estamos levantando a bandeira da cultura afro-brasileira, pedindo ‘axé’, e prosperidade para todos”, destacou Nilce Santana, presidente da Assumat.

Para o padre Marco Antonio, pároco responsável por todas as ações pastorais e festas que fazem parte da ação evangelizadora da Paróquia do Rosário e São Benedito, a "Lavagem das Escadarias" é um ato ecumênico que pede paz e, assim como o chá com bolo, faz parte de uma série de iniciativas para promover a visibilidade da Festa de São Benedito como evento cultural. "Uma festa que já é patrimônio imaterial de Cuiabá e encontra-se em processo para ser também patrimônio em nível estadual”, destaca o padre.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet