Notícias / Religião

23/01/24 às 08:27

Diocese de Barra do Garças se prepara para a Posse de seu Novo Bispo, Dom Paulo Renato

Rodolpho Raphael / PASCOM

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Diocese de Barra do Garças se prepara para a Posse de seu Novo Bispo, Dom Paulo Renato

Foto: Assessoria

A Diocese de Barra do Garças, situada no coração do Mato Grosso, prepara a Posse Canônica do seu 3° bispo. Natural de São Paulo, Dom Paulo Renato de Campos, sucederá a Dom Protógenes José que pastoreou a porção do povo de Deus por 23 anos. 
 
A cerimônia de Posse Canônica acontece no próximo domingo, dia 28 de janeiro no Ginásio Arnaldo Martins a partir das 18h00. São esperados mais de 30 bispos, 100 padres de vários lugares do Brasil, representações paroquiais, grupos, pastorais, movimentos e inúmeros fiéis oriundos das cidades que compõem o território diocesano. 
 
A celebração eucarística será transmitida ao vivo pelo Youtube da Catedral dedicada à Nossa Senhora da Guia e pelas redes sociais da Diocese de Barra do Garças. Está sendo preparada toda uma programação com flashs e coberturas fotográficas para aqueles que gostariam de acompanhar este momento histórico e não podem estar fisicamente. 
 
Sobre o novo Bispo 
 
Com quase 50 anos de idade, Dom Paulo que escolheu como lema episcopal: “Deus é amor”,  tem uma longa caminhada dentro da Igreja, Formado em Filosofia e Teologia, foi ordenado presbítero em 2004.  
 
Mestre em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e com formação Master in Business Administration (MBA), em Relações Institucionais pelo IBMEC-DF, atuou entre os anos de 2016 à 2023, como assessor de Relações Institucionais e Governamentais da CNBB em Brasília (DF).  
 
Como também, acompanhou o Grupo Executivo Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade (GEN/MCC) e foi Sacerdote Conselheiro Espiritual da Super Região Brasil do Movimento das Equipes de Nossa Senhora (SCE SRB/ENS), colaborando ainda com a Equipe Responsável Internacional (ERI/ENS). 
 
Sobre a Diocese 
 
A Diocese de Barra do Garças possui atualmente 185.591 habitantes conforme o último Censo do IBGE e este ano comemora seus 42 anos de criação desde que foi desmembrada da extinta Diocese de Guiratinga. 
 
Fazem parte do território diocesano os municípios de:  Água Boa, Araguaiana, Araguainha, Barra do Garças, Canarana, Cocalinho, General Carneiro, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréu que se dividem em 20 paróquias e um santuário diocesano. 
 
Dois bispos passaram pela história da Diocese, Dom Antônio Sarto que a governou de 1982 a 2001 e Dom Protógenes José Luft que esteve entre os anos de 2001 a outubro de 2023 quando teve sua renúncia aceita pelo Papa Francisco. 
 
A expectativa é que a chegada de Dom Paulo Renato seja não apenas um novo capítulo na história da Diocese de Barra do Garças, mas, a renovação do compromisso com a sinodalidade e a missionariedade em todo o território diocesano à sua realidade constitutiva e orientada à evangelização. 
  • Diocese de Barra do Garças se prepara para a Posse de seu Novo Bispo, Dom Paulo Renato

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet