Notícias / Curiosidades

17/05/17 às 18:11

Dicas para dirigir com segurança na estrada

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Dicas para dirigir com segurança na estrada

Foto: Reprodução pixabay.com

Dirigir em qualquer situação exige sempre muita atenção e cuidado desde a manutenção até a forma com que o motorista conduzirá o veículo. Apesar de parecer mais fácil dirigir na estrada em relação às vias urbanas é preciso ter muito mais cautela, pois devido a alguns fatores qualquer erro pode ocasionar em grandes problemas. Veja abaixo algumas dicas para dirigir melhor e com segurança na estrada.
 
Mantenha a manutenção em dia e evite dores de cabeça - a primeira dica é estar sempre ciente sobre as condições do veículo e a manutenção preventiva é fundamental para que futuros problemas sejam identificados. Montadoras como a Citröen investem em programas de revisões para incentivar a manutenção em dia, então vale a pena verificar o que a fabricante do seu veículo oferece. As empresas estão investindo bastante no pós-venda para trazer um diferencial ao consumidor e nada melhor do que aproveitar todos os benefícios.
 
Uma revisão básica também pode ser feita antes de sair, como a checagem dos pneus (precisam estar calibrados e em boas condições), lâmpadas, freios, água e óleo do motor, estepe, ferramentas e para-brisas.
 
Sinalize corretamente e observe a sinalização dos outros veículos - a sinalização é a forma de comunicação entre os veículos na pista, por isso é muito importante utilizá-las da maneira correta e observar sempre os veículos em volta.
 
Respeite a velocidade e mantenha uma distância segura dos outros veículos - na estrada os veículos utilizam uma velocidade maior em relação à vias urbanas, por isso que é preciso manter uma distância segura do veículo à frente. Com a velocidade alta o tempo para parar o veículo diminui e pode ser fatal em uma situação de emergência. Além de manter uma distância segura procure respeitar os limites de velocidade da pista.
 
Muito cuidado com a confiança na estrada - alguns acidentes podem ocorrer devido a distração do motorista e pelo excesso de confiança principalmente em casos de ultrapassagens. Antes de realizar uma manobra certifique-se que a pista contrária está livre e sinalize para avisar o veículo à frente. Por mais que seja incômodo ficar atrás de ônibus e caminhões jamais faça uma ultrapassagem se não tiver certeza. Dentro do carro evite se distrair com celular ou qualquer aparelho que tire o seu olhar da pista.
 
Jamais inicie uma viagem com má disposição - o cansaço, o sono e a fadiga são inimigos da direção. Se não estiver bem para dirigir não arrisque! Nas viagens longas programa sempre paradas para descansar, se alimentar e esticar as pernas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet