Notícias / Policial

30/03/17 às 17:56

Famato e Corpo de Bombeiros discutem a segurança nas feiras agropecuárias de MT

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Famato e Corpo de Bombeiros discutem a segurança nas feiras agropecuárias de MT

Foto: Assessoria

O comandante geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso Alessandro Borges Ferreira visitou a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), na manhã desta quinta-feira (30/03), para oficializar um compromisso com o objetivo de traçar medidas de segurança mais eficazes nas feiras agropecuárias. O comandante alertou para as principais recomendações e normas técnicas para concessão de alvarás provisórios, com intuito de garantir a segurança e a integridade física dos frequentadores do evento.
 
Para evitar tragédias e garantir a segurança nas feiras, o presidente do Sistema Famato Normando Corral afirmou que vai mobilizar os sindicatos rurais do estado, com campanhas orientativas e publicitárias focadas na importância do cumprimento das normas de segurança e os prazos estabelecidos na legislação. “Vamos levar a informação aos 90 sindicatos do estado através dos nossos canais de comunicação e destacar a importância da antecipação e dos prazos”, avalizou Corral.
 
“A reunião foi muito importante para ter essa aproximação do Corpo de Bombeiro com a Famato e assim estamos fazendo com toda a sociedade civil organizada. Nós temos que trabalhar em parceria, já que o objetivo principal, tanto da Famato como do Corpo de Bombeiros, é garantir a realização de eventos com maior segurança possível. Também foi importante para traçarmos todas as atividades de 2017, dentro dos prazos e com antecedência, para que tudo transcorra sem nenhum problema”, afirmou o comandante Ferreira.
 
A orientação da Famato e do Corpo de Bombeiro é a de que os sindicatos e organizadores das feiras agropecuárias procurem o batalhão da respectiva região de forma antecipada para que seja verificada a necessidade de readequações e ações preventivas. Essas medidas são necessárias para não comprometer a realização do evento. “Temos medidas para mitigar todos os riscos, para que o evento seja realizado com maior segurança e tranquilidade. O objetivo é resguardar os frequentadores e os organizadores”, disse o comandante.
 
O vice-presidente Francisco Pugliesi cobrou a desburocratização para a emissão de Alvará e uma atenção especial para os excessos de cobranças na aprovação dos projetos. Em resposta, Ferreira disse que excessos existem, porém já estão sendo analisados para que medidas legais sejam tomadas. “Estamos trabalhando para desburocratizar e extinguir os excessos, mas sempre prezando pela segurança das pessoas”, garantiu Ferreira.
 
Na oportunidade, Corral falou do projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) que pretende inserir o curso de prevenção de incêndio em lavouras na grade de cursos de qualificação e profissionalização rural. “A nossa principal preocupação é no período de plantio do milho safrinha. Com o calor, o uso de máquinas e o vento, a probabilidade de pegar fogo é muito grande”, argumentou.
 
Outro pleito foi a do presidente da Federação de Rodeios Renato Bavaresco para que seja revista a norma técnica que exige a largura do acento da arquibancada, que antes era de 55 centímetros e passou para 70 centímetros.
 
O comandante garantiu que a mudança está suspensa até que a comissão instaurada estude os casos e avalie se mantém os 55 centímetros ou que seja dado um prazo para as adequações atendendo as exigências técnicas de segurança.
 
O Comando Geral do Corpo de Bombeiros vai disponibilizar cartilhas orientativas para serem entregues aos 90 Sindicatos do Estado de Mato Grosso.
 
Também participaram da reunião, o diretor Financeiro e Administrativo Vilmondes Tomain, o tenente coronel Vanderlei Bonoto, os tenentes Moacir Barbosa e Cláudio Lino e o chefe de gabinete do deputado federal Adilton Sachetti, Anderson Vidal.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet