Notícias / Agricultura

24/03/17 às 11:24

Após cobrança, Mapa sinaliza inclusão de revendedores de insumos agropecuários no Plano Agrícola e Pecuário

Cairo Lustoza - Pauta Pronta Comunicação

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Após cobrança, Mapa sinaliza inclusão de revendedores de insumos agropecuários no Plano Agrícola e Pecuário

Foto: Cairo Lustoza - Pauta Pronta Comunicação

  O Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários do Estado de Mato Grosso (Cearpa-MT) e a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) cobraram do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a inclusão do segmento nas operações de custeio rural previstas no Plano Agrícola e Pecuário para que sejam repassados aos produtores rurais.

             O diretor do Cearpa, Gianpablo Andrade de Melo, oficializou o pedido por meio de uma carta entregue ao secretário nacional de Política Agrícola, Neri Geller, durante o Show Safra BR 163, realizado pela Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde, na tarde desta quinta-feira.

            Segundo Gianpablo, há muito tempo o setor reivindica melhorias nas condições de acesso ao crédito, já que não é contemplado com os benefícios na captação de recursos equalizados pelo Governo Federal. No documento, o setor pede a inclusão entre os beneficiários nas operações de custeio a taxa efetiva de juros de até 12,75% ao ano e ainda a garantia de que esses recursos serão repassados integralmente aos produtores rurais pela mesma taxa de captação.

            “A cadeia de distribuição de insumos é um agente importante na distribuição de crédito, mas bancando as operações de financiamento com recursos próprios, que são limitados e sem condições de acompanhar o crescimento da demanda. A inclusão do nosso setor vai viabilizar o financiamento de produtores rurais para o plantio da safra. Queremos de fato colaborar com construção do Plano Agrícola e Pecuário 2017/18 e o Mapa se mostrou aberto ao diálogo”, afirmou o diretor.

            Além de solicitar a inclusão entre os beneficiários em operações de custeio rural, a Andav e o Cearpa MT também pedem a criação do planejamento do Plano Agrícola e Pecuário para os próximos cinco anos; o desenvolvimento de Seguro Agrícola com Zoneamento Agroclimático adequado; ajuste da política de apoio à comercialização; garantia da manutenção tributária atual do setor, entre outros.

            O secretário nacional de Política Agrícola, Neri Geller, afirmou que não vê dificuldades na inclusão do setor e ressaltou a importância desta cadeia para o agronegócio. “As revendas foram e são extremamente importantes no contexto do desenvolvimento do Centro Oeste, principalmente. A reivindicação da Andav e do Cearpa é justa e eles serão incorporados ao Ministério. Dentro do possível vamos trabalhar para atendê-los”, afirmou o secretário de Política Agrícola, que conduziu o debate que reuniu diversas entidades do setor.

            A elaboração do Plano Agrícola e Pecuário ocorre entre os meses de janeiro e junho, com aplicação a partir de agosto de cada ano. Atualmente, estão em execução R$ 183 bilhões do Plano lançado em 2016. De acordo com o Mapa, esses recursos seguem sendo liberados até 30 de junho deste ano. Para o plano que começa a ser definido ainda não há previsão, pois o Mapa depende das instituições financeiras, conforme informou o secretário.
 
CEARPA - Com mais de 200 distribuidores associados, o Cearpa movimentou, só em 2015, R$ 11,1 bilhões de reais entre fertilizantes, defensivos e sementes. O Conselho reúne 14 associações com sedes nos municípios de Rondonópolis, Campo Verde, Primavera do Leste, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Ipiranga do Norte, Tapurah, Sapezal, Campos de Júlio, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra e Diamantino.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet