A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MT realizou neste mês nove reuniões de validação de grupos de AteG. Durante os encontros foi verificado o perfil dos produtores para analisar se terão aptidão para serem assistidos pelo programa. Na oportunidade foram assinados termos de participação, onde validaram quatro grupos de bovinocultura de corte. A ação aconteceu nas bases de extensão e no Sindicato Rural de São Félix do Araguaia, passando pelos municipais de Serra Nova Dourada, Alto Boa Vista e Luciara, além das comunidades de Chapadinha e Serra Magalhães.
A previsão é que com esses grupos validados a ATeG possa atender mais de 60 produtores rurais até o início de julho deste ano. Para o gerente da ATeG, Bruno de Faria, o setor busca pelo crescimento das frentes de atendimento para alcançar cada vez mais Sindicatos Rurais em Mato Grosso.
“Atualmente o estado é composto por 94 Sindicatos Rurais e o nosso foco é levar a Assistência Técnica e Gerencial para todos os sindicatos, dessa forma alcançando todos os produtores rurais dos 142 municípios de Mato Grosso”, explicou Bruno de Faria.
A presidente do Sindicato Rural de São Félix do Araguaia, Daniela Caetano de Brito percebe que o atendimento técnico é de extrema relevância na vida do produtor, se fazendo presente dentro das fazendas e levando qualidade no gerenciamento das ações do homem do campo.
Com relação a apicultura, São Félix do Araguaia, por estar inserida no bioma Cerrado, tem uma localização privilegiada, à exemplo da apicultura que é uma cadeia crescente no município. Para a presidente do Sindicato, abrir uma frente de ATeG é necessário para a região. “São muitos produtores espalhados nos cinco municípios do nosso Sindicato e essa cadeia vai alavancar a produção de mel além do município, mas para toda a região também”, completou Daniela.
Ainda a respeito da expectativa de uma frente de atendimentos aos apicultores, o mobilizador do Sindicato Rural de São Félix do Araguaia, Dionir José de Oliveira, ressalta que o Sindicato Rural está dando todo o suporte e apoio necessário para o desenvolvimento dessa cadeia. “É uma oportunidade de empreendedorismo que está chegando e crescendo na nossa no município, então precisamos de uma ação maior para difundir e incentivar os interessados em produzir o mel ”, disse Dionir.
Existem três frentes de atuação da ATeG no município de São Félix do Araguaia; Bovinocultura corte, Olericultura, Piscicultura, onde 70 propriedades rurais são assistidas pela Assistência e Gerencial do Senar-MT.