Notícias / Agricultura

15/03/17 às 09:57

Soja Plus desperta interesse da Holanda

Embaixador do país no Brasil esteve na Aprosoja nesta segunda-feira para conhecer programa

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Soja Plus desperta interesse da Holanda

Foto: Divulgação

O governo da Holanda está interessado em conhecer mais de perto o programa Soja Plus. O embaixador do país no Brasil, Han Peters, esteve na manhã desta segunda-feira (13) na sede da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), onde foi recebido pelo presidente, Endrigo Dalcin, pelo diretor executivo, Wellington Andrade, e pela gerente de Pesquisa e Gestão de Propriedades, Cristiane Sassagima.
 
Desenvolvido em 2011, em uma parceria entre Aprosoja e Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove), o Soja Plus tem por finalidade a melhoria contínua das condições sociais, de trabalho e ambiental nas fazendas produtoras de soja. Em Mato Grosso, primeiro estado a implantá-lo, o crescimento do Soja Plus nos últimos cinco anos foi de 78% em número de participantes.

De acordo com Peters, o que a Holanda e toda Europa quer é consumir uma soja sustentável. “Temos dois objetivos principais visitando a Aprosoja. Em primeiro lugar, a Holanda é um grande importador de soja, são mais 900 milhões de toneladas por ano. Em segundo lugar é que o consumidor europeu quer, cada vez mais, um produto que é sustentável. Dessa forma, estamos interessados em programas que promovam a sustentabilidade”, definiu.
 
Para o presidente da Aprosoja, a visita mostra um crescimento – e reconhecimento - cada vez maior do Soja Plus não apenas no país, como também no mercado internacional. Em 2015, por exemplo, a China reconheceu o programa como “passaporte” da soja sustentável e, no início deste ano, foi a vez da União Europeia, por meio da Federação Europeia dos Fabricantes de Rações (Fefac), da Federação Europeia de Óleo Vegetal e Proteínas (Fediol) e da Iniciativa para Comércio Sustentável (IDH).
 
“Essa visita mostra o crescimento do Soja Plus. A Holanda não só é um dos maiores países compradores de soja, mas também a porta de entrada da nossa soja no continente, via porto da cidade de Roterdã. Nós temos mostrado com o programa que as boas práticas são feitas aqui em Mato Grosso e, para completar a visita, o embaixador visitará uma propriedade participante do programa, em Lucas do Rio Verde. Com o governo holandês, posso dizer que essa visita pode ser o começo do que já temos feito lá fora e de forma muito positiva”, afirma Endrigo Dalcin.
 
Atualmente, o programa Soja Plus em Mato Grosso tem 1.090 participantes. A meta até o final do ano é que ao menos 500 novos produtores sejam alcançados.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet