Notícias / Governo de MT

31/07/15 às 19:03

Governo lança Plano Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

Henrique Pimenta

Assessoria

Imprimir Enviar para um amigo
O Governo de Mato Grosso, por meio secretarias de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT) e Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realizou hoje (31) no Palácio Paiaguás o  ato de assinatura de cooperação técnica entre as instituições para que obrigatoriamente no mínimo 20% dos alimentos adquiridos pelo Estado para atender as cinco unidades socioeducativas e  59 penitenciárias de Mato Grosso.

Em um segundo momento, foi realizada uma oficina de trabalho com a participação de cooperados, pequenos produtores, agentes penitenciários e servidores da Seaf, Sejudh, Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer) e Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), com o intuito de sanar as dúvidas, principalmente do homem do campo, e apresentar o novo “Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar - PEAF/ Sistema Socioeducativo e Prisional”. 

Segundo o secretário de Agricultura Familiar Suelme Fernandes com o PEAF, o Estado amplia a geração de renda dos pequenos, garante a permanência do homem no campo e melhora a qualidade da alimentação dos reeducandos. “É mais dinheiro no bolso do agricultor familiar que pode investir na sua produção e os com os dados da Sejudh do ano passado aproximadamente R$15 milhões podem ser destinados para o pequeno produtor a partir deste ano. Estamos atacando um ponto sensível e importante que é aberta de novos mercados intitucionais como o da merenda escolar, agora o do sistema prisional e não vamos parar com essa solução caseira e prática.”

“A expectativa é que a minha produção aumente em pelo menos 50%. O Governo com este novo programa estadual demonstra preocupação e compromisso com a agricultura familiar. É um sinal claro que estamos sendo tratados como prioridade”, comentou o Joilson Rodrigues de Araújo, que é produtor rural no Assentamento Abençoado, no município de Santo Antônio do Leverger.

Já o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos Marcio Dorilêo comentou da satisfação de assinar essa cooperação, e que essa novidade é a concretização de uma política pública integrada. “É um dia histórico para o nosso Estado, e que sirva de exemplo para as demais administrações. Ao todo serão mais de 10 mil reeducandos, 150 adolescentes do sistema socioeducativo e 2000 servidores e agentes penitenciários, que a partir de agora se alimentarão de produtos com maior qualidade”.

“Precisamos buscar o arranjo produtivo local, para auxiliar com incentivos fiscais, notadamente para a agricultura familiar. Vamos fazer um grande investimento na Seaf no segundo semestre, a agricultura familiar na nossa administração será importante assim como o grande setor produtivo e agronegócio”, finalizou o governador Pedro Taques.
 
Oficinas de divulgação do programa- Serão realizadas oficinas em 13 cidades polos: Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Cáceres, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Água Boa, Barra do Garças e Juína. O objetivo é esclarecer aos agricultores familiares, empresas fornecedoras de refeições e técnicos de todas as instituições envolvidas as exigências do PEAF-MT.
  • Governo lança Plano Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar
  • Governo lança Plano Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet