Notícias / Saúde

18/10/16 às 18:06

Setas participa de Seminário sobre direitos de crianças indígenas xavantes

Em 2015 os Xavantes registraram 79 crianças menores de cinco anos que morreram por causas preveníeis

Katiana Pereira | Setas/MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Setas participa de Seminário sobre direitos de crianças indígenas xavantes

Foto: Jana Pessôa/Setas-MT

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) participa, nesta quarta-feira (19.10), do Seminário “Atenção Integral à Criança Indígena no DSEI Xavante: Avanços e Perspectivas”. O evento é uma realização do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso e o Distrito Sanitário Especial Indígena, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (DSEI/Sesai) Xavante.

O objetivo do encontro é discutir e definir propostas para enfrentar a mortalidade, a desnutrição infantil, o subregistro, além de promover a educação indígena.  O seminário acontece no auditório da Prefeitura Municipal de Barra do Garças, sede do DSEI Xavante.

Conforme a Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, a população atendida por este Distrito é de mais de 17 mil indígenas, em 12 municípios do Mato Grosso, que vivem em pouco mais de 230 aldeias.

De acordo com o Relatório da Violência contra os Povos Indígenas (CIMI-2015), em 2014, o povo Xavante foi o que teve o maior registro de crianças mortas: 116. Em 2015, os Xavantes foram, de novo, o povo com o maior registro: 79 crianças menores de cinco anos morreram por causas preveníeis.

A taxa de mortalidade na infância (do nascimento até cinco anos) nos Xavante chegou a 141,64 por mil, enquanto a média nacional registrada em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 17 por mil.

Programação

Os temas a serem abordados são: Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena; perfil da morbimortalidade de crianças indígena no DSEI Xavante; educação infantil indígena no DSEI Xavante; registro civil indígena no DSEI Xavante: perspectivas e articulações; o olhar indígena: mortalidade infantil, desnutrição, educação infantil e registro civil de nascimento; criança indígena: sujeito de direitos; e Rodas de conversas: Mortalidade Infantil Indígena, Educação Infantil Indígena e RCN Indígena Recomendações intersetoriais para a atenção integral a criança indígena no DSEI Xavante.

A oficina contará com representação de lideranças indígenas, gestores e técnicos dos municípios interligados ao DSEI Xavante: Paranatinga, Canarana, Água Boa, Campinápolis, Novo São Joaquim, Barra do Garças, Primavera do Leste, Poxoréu, General Carneiro, Santo Antonio do Leste, Nova Nazaré, Ribeirão Cascalheira, Bom Jesus do Araguaia, Alto da Boa Vista.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet