Notícias / Saúde

18/10/16 às 09:44

Casos de dengue em Mato Grosso são quase 27 mil

Assessoria SES/MT

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
Mato Grosso já registrou 26.598 casos de dengue neste ano. No mesmo período, no ano de 2015, foram registradas 23.811 notificações, o que representa um aumento de 12%. Diante do aumento no número de casos notificados, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça o alerta para a intensificação das ações de prevenção e controle da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus aos 141 municípios mato-grossenses.

Zika vírus e Chikungunya
Em relação ao zika vírus são 24.405 casos suspeitos no Estado. Devido à incidência, Mato Grosso está com risco alarmante com 747 casos por 100 mil habitantes.

Já os casos de febre chikungunya notificados este ano é 1.409. A incidência acumulada é de 43 casos por 100 mil habitantes.

A SES orienta a população para evitar os criadouros dos mosquitos transmissores da doença e prevenir, além da dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. O estado monitora semanalmente a progressão dos casos e faz o trabalho de orientação junto aos municípios para que as ações sejam intensificadas, mas que 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências, por isso é importante o envolvimento da população.

Para reduzir os impactos causados pelo mosquito, a SES alerta os municípios para que mantenham a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que mortes sejam evitadas. Além disso, devem ser desenvolvidas ações de mobilização, inspeções domiciliares para eliminação de criadouros do mosquito, atividades educativas para orientar a população sobre como evitar focos do vetor, como também aplicação de inseticida para eliminação de insetos adultos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet