Notícias / Saúde

16/10/16 às 09:05 / Atualizada: 16/10/16 às 09:12

Famílias de motoristas participam do Projeto 'Fadiga Zero'

Simone Alves

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Na manhã deste sábado (15.10), na Distribuidora Simarelli, no Distrito Industrial, em Cuiabá, esposas e filhos de motoristas profissionais participam do ‘Fadiga Zero’, um projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso e que conta com a parceria do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso e transportadoras.

São atividades como exames preventivos de aferição de pressão e índice glicêmico, educação no trânsito para as crianças, curso de automaquiagem, palestras, roda de terapia familiar e brincadeiras. “A gente fica mais consciente das dificuldades do trabalho do nosso parceiro e aprendemos como ajudá-lo a se manter tranquilo nas estradas”, comentou Lucinéia Muniz. Egilson Mendes da Silva, esposo de Lucineia é motorista há 20 anos e atua na Ivoglo Transporte. “Existem muitos riscos nas estradas. A fadiga é um grande risco. Para nós, profissionais ações que cuidem de nosso bem estar são muito importantes.  

A Ivoglo Transportes de Combustíveis foi a primeira transportadora a aderir ao projeto. A Logística Simarelli já se prepara para passar a avaliar seus motoristas. 

O Fadiga Zero tem como foco fazer com que os motoristas cumpram atividades relacionadas à saúde e ao bem estar com o objetivo final de reduzir acidentes e melhorar a qualidade de vida. 

Entre as atividades realizadas constam: triagem odontológica; medição ergométrica (análise de postura); avaliação de temperatura e de vibração do caminhão; avaliação de saúde e nutricional; avaliação campo de visão e a realização do exame de polissonografia.

O projeto ainda busca parcerias para atendimento psicológico do motorista e também de sua família. “É um projeto que consideramos piloto e que já tem gerado interesse de diversas outras empresas”, destaca a pesquisadora, doutora Mariana Peres de Lima. “Não podemos mais simplesmente perceber que o motorista tem um problema e ignorá-lo ou mesmo demitir o profissional”, destaca o empresário Mauro Ivoglo. “Além disso, as empresas que contratam transportadoras estão cada vez mais exigentes quanto à demanda por qualidade e segurança no trabalho”, completou.

O programa atinge 60 motoristas da Ivoglo, mas já vislumbra ampliar o número de profissionais participantes através da adesão de outras transportadoras. Somente na Logística Simarelli, 140 motoristas participarão. 

Além disso, o Fadiga Zero realizado na Ivoglo Transportes está servindo de exemplo para transportadoras prestadoras de serviços a Raízen (Distribuidora Shell) atuantes em outros estados.
Esse projeto-piloto tem previsão de ser concluído em 2017, mas a redução no número de acidentes já tem sido notada. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet