Notícias / Agricultura

29/09/16 às 16:29

Fiscais do Indea e Polícia Ambiental combatem comércio ilegal de mudas em Rondonópolis

Adriana Nascimento – Assessoria Sintap

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Após denúncia um grupo de fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), apoiado pela equipe da Polícia Ambiental de Rondonópolis, apreendeu, na manhã desta quinta-feira (29.09), um caminhão com 300 mudas de árvores frutíferas proveniente da cidade de Herculândia/SP. O Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária (Afedaf), Paluã Correa Soares, informou que a apreensão ocorreu porque isso caracteriza comércio ambulante de mudas, o que é atividade expressamente proibida pela Lei Estadual 9415/2010.
 
As mudas eram de laranja, jabuticaba, coco e carambola, entre outras e, conforme prevê a referida lei, foram todas destruídas no lixāo de Rondonópolis. Isso é feito pelo fato de não possuírem comprovação de origem sanitária. Além de Soares a equipe do Indea também era composta pelos Fedafs: Antônio João Moreira Calaça, Mário Arthur Lopes Correia e o Agente Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal (Afedaf), Manoel Douglas Dourado.
 
Deixar que mudas de árvores sem comprovação sanitária sejam comercializadas livremente sem fiscalização traz sério risco ao status sanitário de Mato Grosso, por isso o combate é sempre necessário mas nem sempre com a frequência com que merece. Isso se dá pelo fato de o Indea não ter investimentos necessários em carros e maior número de servidores para atender a todo o Estado.
 
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap), Diany Dias, salienta que, ainda com todas as dificuldades encontradas na lida diária tendo a entidade sindical como aguerrida na busca de solucionar junto à autarquia esses problemas, vale destacar que os servidores não deixam de cumprir fielmente seu papel da melhor forma possível estando sempre atentos para garantir a qualidade de vida da população mato-grossense. 
  • Fiscais do Indea e Polícia Ambiental combatem comércio ilegal de mudas em Rondonópolis
  • Fiscais do Indea e Polícia Ambiental combatem comércio ilegal de mudas em Rondonópolis

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet