Notícias / Policial

15/07/16 às 15:00 / Atualizada: 15/07/16 às 15:09

Piranhas (GO) - Autônomo se passa por procurador e prefeito na web para obter cartões

Segundo a polícia, ele confessou o crime após ser preso, em Piranhas, GO. Ele colhia dados das vítimas para aplicar o golpe; prejuízo é de R$ 30 mil.

Sílvio Túlio Do G1 GO

Edição para Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
Piranhas (GO) - Autônomo se passa por procurador e prefeito na web para obter cartões

Vinícius se passava por figuras públicas para obter cartões de crédito

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um autônomo foi preso nesta quinta-feira (14) suspeito de aplicar um golpe no qual se passava por figuras públicas para requisitar cartões de créditos às operadoras via internet. Segundo a Polícia Civil, Vinícius Portilho Silva, de 30 anos, foi detido em Piranhas, no sudeste de Goiás e teria usado o nome do procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado, e do prefeito de São Simão, Márcio Barbosa Vasconcelos (PMDB) para fazer as solicitações.

A ação que culminou com a prisão dele foi realizada pela polícia em conjunto com o MP. Segundo o delegado Ramon Queiroz, responsável pelo caso, o suspeito confessou o crime. Na casa dele, foram encontrados três cartões nos nomes do procurador, do prefeito e de um advogado.
 
"Pela internet, ele obtia, além do nome, dados como CPF e nome da mãe das vítimas. Em seguida, também via web, ele enviava uma proposta à operadora requerendo o cartão. Quando a tarjeta chegava, ele a usava comprando em lojas virtuais. A suspeita é que o prejuízo seja de cerca de R$ 30 mil", disse o delegado ao G1.

Queiroz afirmou ainda que Vinícius admitiu ainda que boa parte dos eletrodomésticos que haviam na casa foram adquiridos através do golpe. Todos eles foram apreendidos. A polícia apurou ainda que o autônomo praticava o crime há cerca de um ano e que a primeira vítima dele foi o próprio pai.

Vinícius foi indiciado por estelionato. Se for condenando, pode pegar uma pena que varia de 1 a 5 anos de prisão.

Tentativas de clonagem

Em nota enviada ao G1, o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) informou que o procurador vinha sofrendo ataques virtuais com tentativa de clonagem de cartões há dois meses. Uma das operadoras o contatou e ele informou não ter solicitado o serviço.

A empresa então passou os dados de Vinícius para Machado, que acionou o Centro de Inteligência do MP. O caso foi então relatado à polícia, que procedeu com a prisão do suspeito. 

O G1 entrou em contato com a prefeitura de São Simão, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
 
Autônomo se passa por procurador e prefeito na web para obter cartões em Goiás (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Cartões de crédito nos nomes de prefeito e de procurador foram apreendidos
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet