Notícias / Negócios

21/06/16 às 16:07

Entenda porque não é recomendado comprar pneus no exterior

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Entenda porque não é recomendado comprar pneus no exterior

Foto: Divulgação

Um dos principais motivos que levam brasileiros a países vizinhos, como o Paraguai, Argentina e o Uruguai, além do turismo, são as diversas oportunidades de compras nesses locais. Lá, além de uma moeda mais barata, é possível encontrar itens com uma menor carga tributária, estimulando o turismo de compras e fazendo com que muitos brasileiros optem por adquirir diversos itens nesses locais.
 
No entanto, alguns produtos devem receber uma atenção especial. Os pneus fazem parte dessa categoria à qual você precisa estar bastante atento, principalmente porque eles são uma parte muito importante para o funcionamento do veículo, podendo colocar em risco a segurança de diversas pessoas se eles não desempenharem adequadamente sua função.
 
Porque não é recomendado comprar pneus fora do país
 
Muitas pessoas alegam que a economia ao se comprar fora é grande, no entanto é necessário entender quais são as taxas que você deve pagar ao fazer isso. Quando você usa o seu cartão para comprar no exterior, é cobrado o IOF, com uma porcentagem de 6,38% do valor. Além desta taxa, ao entrar novamente no Brasil você deverá pagar a taxa de importação, se o produto ultrapassar o valor permitido em compras no exterior, de U$ 500.
 
Há quem faça a viagem de carro, esperando substituir os pneus no momento da compra. Porém, ao reentrar no Brasil com peças diferentes em seu veículo, você precisará fazer a legalização, que ocorre mediante o pagamento de uma alíquota que normalmente equivale a 50% do valor da nota fiscal dos produtos.
 
Segurança e qualidade
 
Além do fator financeiro, há também as questões de segurança e qualidade dos pneus. Ao comprar um modelo vendido no Brasil, você tem seus direitos garantidos de que, se ocorrer algum problema ou defeito por conta da má fabricação, você poderá ser ressarcido ou ter o produto trocado. No entanto, ao realizar sua compra em um outro país está sujeito às políticas de relacionamento com o consumidor em vigor naquela região.
 
Há ainda questões ainda mais urgentes e que devem levantar uma discussão mais profunda sobre este comércio, principalmente em lojas sem qualquer certificação de autenticidade. Adquirir um pneu que não tenha garantia de qualidade e eficiência pode colocar em risco o seu bem-estar, ou até mesmo a sua vida, além de outras pessoas que estejam dentro ou fora do carro enquanto ele está em funcionamento.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet