Notícias / Governo de MT

03/04/24 às 08:22

Governador destaca importância de MT para segurança alimentar no cenário internacional

Mauro Mendes participou do evento, em Brasília, que reúne políticos e representantes do agro mundial para discutir estratégias mais sustentáveis na produção de alimentos

Vitor Hugo Batista | Secom-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Governador destaca importância de MT para segurança alimentar no cenário internacional

O governador assinou um convênio para promoção comercial internacional do setor em parceria com oIbrafe e a ApexBrasil.

Foto: Lucas Rodrigues/Secom-MT

O governador Mauro Mendes destacou, nesta terça-feira (02.04), a relevância do agronegócio brasileiro, especialmente o de Mato Grosso, para a segurança alimentar no cenário nacional e global.

Mauro Mendes participou da abertura do Superfoods Summit Brasil, em Brasília (DF), que reuniu políticos e representantes do agronegócio internacional para debater estratégias mais sustentáveis na produção de alimentos.

Em parceria com o Instituto Brasileiro de Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (Ibrafe) e a ApexBrasil, o governador assinou um convênio para promoção comercial internacional do setor. 

“O mundo vai conviver com dois grandes desafios nas próximas décadas. O primeiro é o da segurança alimentar e o segundo são as mudanças climáticas, que impactam diretamente a produção de alimentos. Mato Grosso tem uma importância grande nesse contexto, pois somos protagonistas nas commodities de soja, milho e algodão”, afirmou o governador. 

Segundo os dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a área plantada de feijão em Mato Grosso para a safra 2023/2024 deve crescer 10,5%, alcançando 107,7 mil hectares. Apesar de um aumento na área cultivada, a produção de feijão é projetada para atingir 297,7 mil toneladas, uma queda de 3,1% em relação à safra anterior, reflexo das adversidades climáticas enfrentadas. 

O mesmo potencial está na produção de gergelim. Mato Grosso é o maior produtor nacional, com 90,7 mil toneladas numa área de 185,5 mil hectares.

O governador ressaltou a necessidade de investimentos em tecnologias de irrigação e pesquisa para mitigar os efeitos adversos sobre a produção agrícola, em razão da irregularidade das chuvas, além da desburocratização para facilitar o crescimento do setor. 

“Temos feito importantes investimentos de tecnologias já existentes em irrigação e melhoramento genético para o desenvolvimento da cadeia produtiva. Sem deixar de pensar em mais flexibilidade, decisões mais rápidas e objetivas para nos tornarmos importantes players mundiais”, explicou. 

Mauro destacou que o governo de Mato Grosso já iniciou parcerias para o desenvolvimento de pesquisas visando a implementação de tais tecnologias, demonstrando compromisso com o avanço e a sustentabilidade do agronegócio no Estado. 

“O governo entende a importância desse setor para diversificar a nossa economia e estamos dispostos a continuar fazendo novos investimentos para que esse setor possa crescer em Mato Grosso”, finalizou. 

O painel de abertura contou também com a presença do embaixador Suresh Reddy (Embaixador da Índia no Brasil); o presidente do Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (IBRAFE), Marcelo Eduardo Lüders; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Cesar Miranda; o presidente da Conab, Edgar Pretto; e o presidente da Apex Brasil, Jorge Viana.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet