Notícias / Populares

24/03/24 às 09:21 / Atualizada: 24/03/24 às 09:54

Defensoria participa da organização da '1ª Marsha Trans de MT'

Reunião ocorreu na noite de ontem (20); evento está previsto para o dia 17 de maio, em Cuiabá

Alexandre Guimarães / DPMT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Defensoria participa da organização da '1ª Marsha Trans de MT'

Foto: Arquivo/DPMT

Na noite da última quarta-feira (20), as defensoras públicas Rosana Leite e Olzanir Carrijo participaram da reunião de planejamento da “1ª Marsha Trans de Mato Grosso”, na Secretaria da Mulher de Cuiabá. O evento está previsto para o dia 17 de maio.

A palavra "marsha", grafada desta forma, é uma referência à ativista norte-americana Marsha P. Johnson, que lutou pelos direitos da comunidade LGBTQIA+.

“Sem dúvida, a construção da 1ª Marsha Trans de Mato Grosso é histórica. É possível pensar, para que essa construção acontecesse, quantas situações foram enfrentadas até aqui: sofrimentos, preconceito, discriminação, portas fechadas, menosprezo, desculpas, e por aí afora”, afirmou Rosana.

Diversas entidades e movimentos que lutam pelos direitos da população trans no estado participaram do encontro.

“É preciso pensar que a luta por direitos civis e o reconhecimento legal das identidades trans é multiforme, com envolvimento de aspectos sociais, políticos e culturais. O clamor ainda é por direitos básicos em Mato Grosso. A Marsha trará a visibilidade que esses corpos políticos necessitam, para, inclusive, poderem ocupar qualquer lugar”, ressaltou a defensora.

A primeira “Marsha Trans Brasil” ocorreu no dia 28 de janeiro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em homenagem aos 20 anos do Dia da Visibilidade Trans no Brasil.

O evento foi organizado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais. Segundo a Antra, de 2017 a 2023, foram mapeados 1.057 assassinatos de trans, travestis e pessoas não-binárias brasileiras.

No ano passado, foram 145 mortes e, em 2022, 131 casos. Um aumento de 10,7% de um ano para o outro.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet