Notícias / Populares

16/12/23 às 11:24 / Atualizada: 17/12/23 às 11:29

Realizado pelo Governo de MT, Festival de Siriri e Cururu celebra tradição e identidade

Evento começou nesta sexta-feira (15.12) e segue até domingo (17.12); espetáculos são inspirados nas raízes indígena, afro-brasileira e religiosa do povo mato-grossense

Amanda Monteiro | Secel-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Realizado pelo Governo de MT, Festival de Siriri e Cururu celebra tradição e identidade

Apresentação dos grupos na cerimônia de abertura do Festival de Siriri e Cururu em Cuiabá

Foto: Michel Alvim/Secom-MT

“Um estado que valoriza a cultura regional” foi a frase mais ouvida durante a abertura da décima quinta edição do Festival de Siriri e Cururu, realizada na noite desta sexta-feira (15.12), no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. 

O Festival ocorre desde 2011, mas graças ao incentivo e fomento do Governo de Mato Grosso em 2023, foi possível a retomada dos grupos à frente da produção do festival, através dos Institutos Nandaia e Brasil MT. 

“O Estado está cumprindo a sua missão ao colocar no centro do debate e da visibilidade a importância das nossas tradições. O Estado não faz cultura, quem faz são as pessoas, então é importante para o Governo colocar o bastão da produção, o bastão das escolhas, das decisões e dos caminhos que os grupos vão seguir nas mãos dos fazedores e detentores desta cultura”, destacou o secretário adjunto de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jan Moura. 

O projeto conta com a participação de 12 grupos de siriri divididos em categorias, sendo grupos tradicionais consolidados em Cuiabá, Várzea Grande e no interior de Mato Grosso. 

Para o deputado estadual Beto Dois a Um, a atual gestão do Governo do Estado dá o protagonismo que idealizadores do resgate cultural popular em Mato Grosso merecem.

“Estamos vivendo um momento muito especial, um dia de retomada onde todo mundo que vive o sofrimento do dia a dia para manter essa manutenção cultural viva opinou, deu seu palpite e o resultado está aqui. Um Festival com estrutura, reconhecimento e gratidão com quem faz cultura em nosso Estado. Parabéns ao governador Mauro Mendes, a primeira-dama Virgínia Mendes e a todo o time da Secel pelo trabalho a frente desta linda iniciativa”, parabenizou o deputado. 



A programação conta com espetáculos do grupo de cururu Tradição Cuiabana e os de siriri Voa Tuiuiú, São Gonçalo Beira Rio, Flor Serrana, Estrela Guia, Vitória Régia do Pantanal, Raízes Cuiabanas, Flor do Campo, Flor de Atalaia, Coração Tradição Franciscano, Siriri Elétrico e Flor Ribeirinha.

A artista e produtora Margarete Xavier acredita que a credibilidade do poder público no potencial de todos os grupos envolvidos no projeto é fundamental. "O Estado tem um papel muito importante na cultura Mato-grossense, ele apoia diretamente todo mundo que procura e principalmente, valoriza a nossa cultura regional. Hoje, posso falar que a nossa cultura está em evidência e em um estágio tão grande que dá para se orgulhar”, ressaltou a artista. 

Com investimentos de R$ 700 mil, por meio da Secel, o evento tem acesso gratuito à população, com público estimado de 21 mil pessoas, impactando positivamente e visibilizando o trabalho artístico de grupos de siriri, mestres e agentes culturais de Mato Grosso.

"O Governo Mauro Mendes veio para mudar a história da gestão desse Estado e com toda certeza, na cultura não está sendo diferente. Todo o cenário de profissionalismo que vocês vão ver aqui durante esses três dias, foi muito bem pensado, planejado e organizado para fazer a nossa cultura regional e popular, começar a estar em outro nível. Hoje o nosso coração se enche de orgulho porque a nossa cultura está mais do que nunca: viva”, finalizou o titular da pasta, Jefferson Carvalho Neves. 



Também participaram da cerimônia a primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes; a deputada federal Gisela Simona; o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasielle Bugalho; o vereador Diego Magalhães e o secretário adjunto de Esporte da Secel, David Moura, e demais autoridades. 



PROGRAMAÇÃO 

16/12 - SÁBADO - 19h

- Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó
- Cerimônia de abertura: Espetáculo “Identidades do Siriri”
- Grupo de Siriri Estrela Guia 
- Grupo de Siriri: Vitória Régia do Pantanal
- Grupo de Siriri Raízes Cuiabanas
- Grupo de Siriri Flor do Campo
 
17/12 - DOMINGO - 19h
- Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó
- Cerimônia de abertura: Espetáculo “Identidades do Siriri”
- Grupo de Siriri Flor de Atalaia
- Grupo de Siriri Coração Tradição Franciscano
- Grupo Siriri Elétrico
- Grupo de Siriri Flor Ribeirinha
 

  Fotos: Michel Alvim/Secom-MT

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet