Notícias / Barra do Garças

22/03/24 às 08:47 / Atualizada: 22/03/24 às 10:23

Medicina na UFMT Araguaia: MEC determina equipe técnica para análise e criação do curso

A informação foi divulgada pelo advogado Sandro Saggin e deputado Valdir Barranco

Marcelo Borges* Semana7

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Medicina na UFMT Araguaia: MEC determina equipe técnica para análise e criação do curso

Foto: Marcelo Borges

Com articulações de políticos de Mato Grosso, o ministro da Educação, Camilo Santana, designou equipe técnica para iniciar os trabalhos de viabilidade e criação do curso de medicina no campus Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A informação foi divulgada pelo advogado Sandro Saggin e confirmada pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT).

Ao Semana7, Barranco falou sobre a importância de Barra do Garças ter um curso público de medicina. “Barra é uma região longe da capital, longe de Goiânia, e que tem um público alvo importante, como as populações indígenas Xavante e pessoas de baixa renda que têm direito às cotas. Então, seria um curso para promover a inclusão em uma área tão elitizada”.

No início deste mês, uma comitiva de Barra do Garças visitou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), para dialogar com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT) sobre a criação do curso na UFMT Araguaia.

“Fávaro gostou da ideia e no mesmo instante já falou com o ministro da Educação, apresentou a ideia e pediu a ele que o MEC trabalhasse nisso”, disse Saggin, que também integrou a comitiva.

Durante a visita, Fávaro também reconheceu a necessidade e a importância do curso de medicina para a região do Vale do Araguaia.

"Essa é uma pauta muito relevante para Barra do Garças e toda a região, o curso de Medicina através da UFMT, será uma oportunidade grandiosa de acesso à educação para inúmeros jovens que almejam realizar essa graduação tão concorrida em todo o País. Além disso, fomentará a economia do município e ainda contribuirá demasiadamente para solucionar o grave problema da saúde em Barra do Garças, com a possível viabilização de um hospital universitário para atender a população carente”, enfatizou Fávaro.

 
Assessoria
comitiva bg com ministro fávaro
 
Há mais de 10 anos os políticos de Barra do Garças dialogam e tentam viabilizar a criação de um curso de medicina na cidade. Nos últimos dois anos essa estratégia tem funcionado. A vinda do curso para o Univar já é dada como certa e agora um novo curso na UFMT Araguaia.

O deputado Barranco também disse que está em contato com a reitoria da UFMT, dialogando com o reitor Evandro Soares, para que a universidade possa fazer toda a competência técnica junto ao Ministério da Educação (MEC) para requisição do curso.

Procurada, a reitoria da UFMT disse que não irá se manifestar sobre o assunto.

*Com supervisão de Andrezza Dias

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Celso Salgado de Melo, em 08/09/24 às 07:31

    Não adianta criar faculdade de medicina se não tiver um hospital universitário para ensinar aos futuros médicos. Há muitas faculdades no Brasil que são fábricas de picaretas, pois os alunos não dispõem de hospital publico para a sua formação

 
 
 
Sitevip Internet