Notícias / Policial

13/02/24 às 10:24

Polícia Civil desarticula ponto utilizado por criminosos para extração ilegal de madeira em Querência

Investigações na área iniciaram após a prisão de duas pessoas que transportavam toras de madeira nativa

Polícia Civil desarticula ponto utilizado por criminosos para extração ilegal de madeira em Querência

Foto: Reprodução/Polícia Civil-MT

Um ponto de extração ilegal de madeira localizado na cidade de Querência foi descoberto pela Polícia Civil, na segunda-feira (12.02), na Operação Pitangueira, deflagrada pelos policiais da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) para combate ao desmatamento ilegal.

A ação resultou na localização de uma casa e de alojamentos utilizados pelos criminosos, além da apreensão de um trator e de diversos itens usados na prática ilícita, como motosserra, placas solares, geradores, bateria, entre outros objetos. 

As diligências iniciaram após a equipe da Dema receber informações sobre o crime ambiental em área de reserva na cidade de Querência, após a prisão de duas pessoas na região de uma propriedade rural a cerca de 80 quilômetros do município. Na ocasião, os suspeitos foram flagrados em um caminhão transportando 14 toras de madeira nativa retirada de área de preservação permanente. 

Com base nas informações, a equipe da Dema iniciou as diligências na região da MT-110, após a comunidade Pingo D’Água, conseguindo localizar a entrada da esplanada, onde logo observaram a movimentação de um caminhão prancha que carregou ¿um trator qu¿e foi localizado na mata. 

Em continuidade às diligências na mata, os policiais adentraram em trilhas, onde foram localizadas diversas esplanadas, com árvores cortadas, indicando que o local foi degradado recentemente. Um pouco mais a frente, os policiais encontraram três barracos de lona, que serviam como alojamento para as pessoas que estavam no local extraindo madeira. 

Em um dos barracos, os policiais encontraram coldre, capa de colete tático e uma munição calibre 12 deflagrada, demonstrando a existência de seguranças para garantir a atividade dos madeireiros. Seguindo por outra trilha, os investigadores chegaram a avistar dois suspeitos que ao perceber a presença dos policiais empreenderam fuga pela mata. 

Mais a frente, foi localizada uma casa de madeira, sendo observado que pessoas haviam abandonado o local recentemente. Na casa foram localizados diversos objetos utilizados pelos infratores como botijão de gás, dois geradores, cadernos de anotações com diversos registros de horas trabalhadas pelas máquinas. Motosserra, bateria, placa solar, entre outros. 

Diante dos fatos, o trator e o restante do material ilícito foram apreendidos e encaminhados à delegacia. As investigações seguem em andamento para identificar todos os envolvidos no crime. (Assessoria / Polícia Civil-MT)
  • Polícia Civil desarticula ponto utilizado por criminosos para extração ilegal de madeira em Querência
  • Polícia Civil desarticula ponto utilizado por criminosos para extração ilegal de madeira em Querência
  • Polícia Civil desarticula ponto utilizado por criminosos para extração ilegal de madeira em Querência

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet