Notícias / Policial

10/11/23 às 23:46

PMMT reúne 600 policiais em workshop sobre saúde mental e segurança jurídica nas atividades

Evento foi realizado nesta sexta-feira (10.11), no Teatro Zulmira Canavarros

Hallef Oliveira | PMMT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
PMMT reúne 600 policiais em workshop sobre saúde mental e segurança jurídica nas atividades

Foto: Assessoria PM

A Polícia Militar de Mato Grosso e a Associação de Cabos e Soldados da Polícia e Bombeiros Militares (ACS-MT) realizaram nesta sexta-feira (10.11) o 1º Workshop de Atividades Policiais no Meio Jurídico e Saúde Mental. O evento reuniu mais de 600 policiais militares e alunos dos Cursos de Formação de Soldados (CFSD) e Oficiais (CFO).

O workshop coordenado pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip) da PM foi realizado no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com o objetivo de discutir as atuais e novas modalidades de atuação das polícias militares em conjunto com os meios jurídicos que trazem segurança ao trabalho policial.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, participou da abertura do workshop e afirmou que a promoção e debate do conhecimento científico sobre a vivência dos policiais militares são importantes, principalmente em questões de saúde mental, para que os agentes estejam em condições de oferecer um bom trabalho à sociedade.

“É de suma importância um debate saudável sobre temas tão atuais e que estão em evidência na nossa corporação. Muitas vezes, os problemas de saúde mental começam de maneira silenciosa e temos que mostrar para nossos colegas que não estamos sozinhos, afinal esse colega precisa de ajuda para que ele possa cuidar de sua saúde e estar em condições de cuidar do próximo e proteger a vida do cidadão”, destacou.

A abertura do evento contou com uma palestra do cientista político Sérgio Hernandez, que abordou as teorias e práticas da perícia criminal. Ele exemplificou a importância da perícia para levantar os fatos sobre a ocorrência policial. “É preciso estar atento a todas as provas que mostrem a legitimidade da ação policial em fazer a sua defesa em situações complexas nas ocorrências”, afirmou.



Já o advogado Wanderley Alves falou sobre os mecanismos legais e práticas que preservam a ocorrência policial. Ele explicou que o workshop está pautado no debate de novas práticas que possam trazer segurança às atividades policiais.

“As atividades policiais e as leis estão sempre em atualização e o nosso objetivo, hoje, é justamente fazer com que o policial tenha mais segurança na atividade, além de aclarar essa temática e explicar a ele as formas de legitimar o trabalho constante dos flagrantes”, pontuou o palestrante, que também atuou como policial militar em e São Paulo, entre os anos de 2006 e 2011.

O workshop também contou com a presença do advogado Raul Marcolino, que destacou a importância da segurança jurídica na atuação policial, e do primeiro-tenente Anderson Przybyszewski Silva, que promoveu um debate sobre a saúde geral e mental e qualidade de vida dos policiais militares de Mato Grosso.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet