Notícias / Agronegócios

26/07/23 às 14:55 / Atualizada: 26/07/23 às 19:00

Carazinho sedia evento nacional de criadores de abelhas

Encontro Abelheiro acontece em novembro de 2023

Nelson Moreira

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Carazinho sedia evento nacional de criadores de abelhas

Foto: Assessoria

Marcado para os dias 3, 4 e 5 de novembro de 2023, em Carazinho, RS,  o Iº Encontro Abelheiro pretende reunir todo o agronegócio da apicultura e meliponicultura nacional que, segundo dados de 2021 do IBGE, produziu cerca de 55,8 mil toneladas e movimentou em torno de R$ 854,4 milhões.

De acordo com César Souza, mentor e organizador do evento, a proposta do Encontro Abelheiro é ter expositores de vários segmentos ligados ao tema, estandes com venda de mel e oficinas práticas sobre o setor. “A ideia é promover negócios e trocas de conhecimento e experiências já que este é um setor dinâmico dentro do agronegócio brasileiro”, declara Souza.

Segundo ele o Rio Grande do Sul é o maior Estado produtor, responsável por 9,2 mil toneladas, seguido pelo Paraná (8,4 mil) e o Piauí (6,9 mil). No total, 3.991 municípios registraram alguma produção de mel em 2021. A liderança é de Arapoti (PR), com 925,6 toneladas. Na visão da analista de pesquisa do IBGE,  “Esse é um mercado com demanda e espaço de crescimento. Há um potencial produtivo a ser explorado e muitos mercados consumidores interessados no produtor brasileiro”, afirma. Ele acrescenta que este é o caso da empresa americana Gran Rinati que participará do Encontro com o objetivo de promover negociações com fornecedores brasileiros de mel. “E para facilitar o desenvolvimento da atividade, trouxemos a Cooperativa de Crédito Cresol que tem linhas de financiamento para o setor”, acrescenta Souza. 

Para o encontro já está confirmada a presença de pesquisadores da Embrapa que apresentarão oficinas sobre manejo da florada e das colmeias e ainda, do Instituto de Pesquisa Argentino, para falar sobre o segmento naquele país. O Encontro Abelheiro é uma promoção da União Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores (Ucapi) e da empresa Védera e deverá atrair visitantes de várias regiões dos estados do Sul do Brasil. Dentre os expositores estarão apicultores e meliponicultores e o público também poderá conferir inúmeros exemplos de produtos oriundos da criação de abelhas. 

Informações sobre o evento: www.encontroabelheiro.com.br

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet