Notícias / Agricultura

24/07/23 às 11:42 / Atualizada: 24/07/23 às 11:57

Trabalhadores aprendem a operar tratores agrícolas em Alto Taquari

Trabalhadores aprendem a operar tratores agrícolas em Alto Taquari

Foto: Assessoria

Moradores de Alto Taquari tiveram o primeiro contato com um trator agrícola, neste mês de julho. A oportunidade de operar a máquina surgiu no treinamento ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Sindicato Rural da cidade. A expectativa é que o curso abra novas portas no mercado de trabalho.

De acordo com o instrutor credenciado ao Senar-MT, Junior Caciolato, o mercado está aquecido nesta área e quem sabe operar o equipamento terá mais oportunidades à disposição. “O mercado é extremamente pujante aqui em Mato Grosso, necessita muito de mão de obra e geralmente não tem, por isso, a capacitação é muito importante”.
 
Caapcitação conta com parte teórica
 
O treinamento, com carga horária de 40 horas, permite aos iniciantes a aquisição de um conhecimento básico sobre a área e aperfeiçoa as habilidades daqueles que já tem experiência. “Até mesmo quem já trabalha na área consegue aprender mais. Ensinamos a aplicabilidade dos equipamentos para que o operador possa tirar o maior proveito do maquinário e trabalhar melhor”.

Para o participante Dener Guimarães, a capacitação trará benefícios para a economia de toda a cidade. “ Alto Taquari é uma cidade voltada para o agro. Há ofertas de emprego, mas não há profissionais qualificados. O curso vem para resolver esse problema. Ter mais mão de obra qualificada será muito bom para o nosso município”.
 
Alunos também aprendem na prática
 
Juliana Nunes destacou que o mais importante foi aprender o manejo da máquina com segurança. “Foi uma experiência única e aprendemos a forma mais eficaz de efetuar o manejo da máquina com responsabilidade, cuidado e segurança. Estamos saindo como profissionais qualificados”.

Os interessados em realizar este ou outro treinamento devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende a sua região para verificar a programação prevista para a sua cidade. No site do Sistema Famato está disponível o contato dos 94 Sindicatos Rurais de Mato Grosso.

Confira: https://sistemafamato.org.br/sindicatos-rurais/encontre-seu-sindicato-rural/.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet