Notícias / Esportes

20/07/23 às 09:19

Jogos das Escolas Estaduais Militares vão reunir 1.817 estudantes em seis modalidades

Equipes têm até 28 de julho para confirmar participantes; provas serão de 11 a 20 de agosto

Rui Matos | Seduc-MT

com redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Jogos das Escolas Estaduais Militares vão reunir 1.817 estudantes em seis modalidades

A 1ª edição dos Jogos das escolas Estaduais Militares aconteceu em agosto de 2022.

Foto: Reprodução/Assessoria/Seduc-MT

Os estudantes das escolas militares da Rede Estadual de Ensino retornaram às salas de aula com mais uma motivação: eles terão até o dia 28 deste mês para confirmar as equipes que participarão do 2º Jogos das Escolas Estaduais Militares.  O campeonato vai acontecer de 11 a 20 de agosto, em Cuiabá, e envolverá todas as 22 Escolas Estaduais Militares Tiradentes (PMMT), além das 04 Escolas Estaduais Militares Dom Pedro II (BMMT).

A etapa de confirmação das equipes é coordenada pela gestão de cada escola. As modalidades disputadas serão basquete, futsal, vôlei, handebol, pega-ladrão e xadrez, divididas em grupos pelos ginásios esportivos do Quilombo, Lixeira, Dom Aquino, Verdinho, e as quadras da Escola Presidente Médici e do SESC. A abertura oficial será no Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins. 

“Por meio de parceria entre a Seduc e a Secel, os estudantes serão alojados em espaços adequados nas escolas Tiradentes e Dom Pedro II de Cuiabá e, também, na Escola Tiradentes de Várzea Grande”, explica o coronel PM André Avelino Neto, da Coordenadoria de Escolas Militares da Seduc.

A expectativa, segundo o coordenador, é receber cerca de 1.817 atletas e dirigentes. “Daremos todo o apoio logístico, como hospedagem, alimentação e transporte aos participantes, por meio de parceria entre a Seduc e Secel. Sem contar que queremos a participação, de alguma forma, da torcida de todos os 18 mil estudantes das escolas militares e os demais das 641 escolas regulares, sobretudo os estudantes de Cuiabá e de Várzea Grande. Vamos lotar os ginásios”.

O coronel explica que o evento tem como meta promover a integração e o protagonismo estudantil entre os jovens, proporcionando uma competição saudável e fortalecendo os laços entre as escolas participantes. “A expectativa é de que as disputas sejam emocionantes e atraiam um grande número de espectadores durante os dias de competições”.

O estudante Saymon Lopes Georg, 16 Anos, do 2 Ano do Ensino Médio na Escola Estadual Militar Tiradentes, de Nova Mutum, é o presidente do Grêmio Estudantil ‘Geração Acadêmica Consciente’ e um dos incentivadores do evento. “Vou participar com o nosso time de basquete sub-17 e tenho divulgado muito, pois, além de incentivar a prática esportiva, o evento fortalece valores como trabalho em equipe, espírito esportivo e respeito mútuo”, disse.

Para o estudante, só em divulgar o nome da sua escola entre os demais colegas de Mato Grosso, já é uma grande realização. “Tenho orgulho em fazer parte da instituição e isso me honra muito”.

Quem também está levando o evento muito a sério é a estudante Ana Vitória Reversi Nascimento, 16 anos, do 2º Ano. Participante do grêmio junto com o colega Saymon, onde atua como secretária de Saúde e Meio Ambiente, é também uma incentivadora dos jogos. “Vou participar com a nossa equipe de Futsal Sub-17 e vamos conquistar medalhas. Afinal, já carrego vitória até em meu nome”, brinca. Segundo ela, “será uma oportunidade de conhecer pessoas e a cultura de outras regiões de Mato Grosso”.

Coronel Neto conta que os vencedores receberão medalhas e troféus, mas, o mais importante é a troca de experiências e o fortalecimento dos vínculos entre os estudantes das escolas militares. “Essa é uma ação que contribui para a formação integral destes jovens, promovendo valores essenciais para sua vida pessoal, educacional e profissional no futuro”, finaliza.

A competição é realizada por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet